23.1 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

UFSC divulga nota de esclarecimento a respeito de vazamento de óleo no Sul da Ilha

spot_img

UFSC divulga nota de esclarecimento a respeito de vazamento de óleo no Sul da Ilha

spot_imgspot_img

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou na noite desta quarta-feira, 23, uma nota de esclarecimento a respeito de sua posição no caso do vazamento de 12 mil litros de óleo de uma subestação desativada da Celesc no Sul da Ilha de Santa Catarina. O acidente foi provocado pelo furto de peças de transformadores e provocou reação da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), que embargou atividades de maricultura na região, e da Justiça Federal, que, durante alguns dias, embargou toda a atividade econômica no litoral catarinense. Confira a íntegra:

“A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esclarece que a atual gestão tomou conhecimento de que, ainda no ano de 2011, o Governo do Estado, a Celesc e a UFSC estabeleceram contatos primários para a efetivação da permuta de terreno na Tapera, onde, em novembro de 2012, ocorreu vazamento de óleo dos transformadores de propriedade da Celesc. Estas negociações aconteceram em função das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, sendo que a UFSC já liberou a sua área – que integrava a Fazenda Experimental Ressacada – para que o Governo do Estado e a Infraero iniciassem as referidas obras aeroportuárias visando atender ao interesse público.

Vale ressaltar que tão logo foram informadas sobre o acidente, em 19 de dezembro de 2012, a reitora Roselane Neckel e a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco enviaram ofício à Celesc, à Fatma e a outros órgãos, manifestando preocupação e colocando nossos especialistas à disposição para ajudar a diagnosticar e a minimizar os danos ambientais causados pelos incidentes. Ressalte-se, também, que foram os servidores da UFSC que atuam na Fazenda Experimental Ressacada os responsáveis por comunicar à Defesa Civil sobre o vazamento, em 19 de dezembro de 2012.

Além disso, reafirmamos que a referida área em que ocorreu o desastre ambiental ainda não faz parte dos domínios legais da UFSC. A prova disso é o ofício datado de 8 de novembro de 2012, da Secretaria de Estado da Administração, em que se afirma que a referida área seria transferida em breve à UFSC. Portanto, como o processo de permuta da área em questão não foi concluído, não há como atribuir à UFSC a responsabilidade pelo vazamento do óleo dos transformadores de propriedade da Celesc.

Importante salientar que a Universidade assumiu um papel ativo no combate ao problema, mesmo não tendo qualquer responsabilidade pelo acidente. Lamentamos profundamente pelo vazamento de óleo de tais transformadores e pelas consequências ambientais dele decorrentes e reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade catarinense, em especial com a preservação do meio ambiente”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img