16.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 23, 2021
cinesytem

UFSC e SCGÁS firmam parceria para desenvolvimento de projeto de eficiência energética

spot_img

UFSC e SCGÁS firmam parceria para desenvolvimento de projeto de eficiência energética

spot_img
Estudo será realizado em parceria com indústria cerâmica e objetiva potencializar a eficiência e a competitividade do Gás Natural utilizado pelo segmento
Visando promover o aumento da eficiência energética no segmento industrial catarinense, a SCGÁS assinou, na primeira quinzena de agosto, uma parceria com a FAPEU (Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária). 

Por meio dessa parceria, serão realizados estudos de eficiência energética nos fornos da Cerâmica Gabriella, de Criciúma, reforçando o compromisso da empresa com a inovação e melhoria da tecnologia utilizada na indústria catarinense 

As pesquisas serão realizadas pela equipe do professor Agenor De Noni Junior, adjunto do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC. Para Agenor, esta é uma oportunidade para os clientes da SCGÁS contarem com o apoio da Companhia para melhorar os seus processos.  “Neste projeto, o foco é fazer um diagnóstico do consumo energético de fornos cerâmicos. A partir das oportunidades identificadas, serão realizadas ações para aumentar a eficiência energética. São medidas que dependem de caso a caso. Em geral são ajustes dos queimadores, na curva de pressão do forno e no funcionamento de controladores”, explica o professor. Rodrigo Luiz Gonçalves, representante da Gabriella Revestimentos Cerâmicos, considera a iniciativa da SCGÁS importante para “incentivar as empresas que consomem gás natural a buscarem maior eficiência em seus processos térmicos.  Esse tipo de atitude transparece e reforça o compromisso da SCGÁS com toda a cadeia produtiva, sendo fundamental para que empresas possam melhorar seus processos térmicos através de regulagem fina de seus fornos cerâmicos a rolos e aumentar a eficiência do uso racional do Gás natural”, conclui Rodrigo.  

Atualmente, as 325 indústrias que utilizam Gás Natural em Santa Catarina são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial de todo o Estado. “O gás natural é um insumo muito importante neste segmento e representa uma parcela considerável no custo total do processo produtivo. A SCGÁS se preocupa com a competitividade da indústria do estado e com o desempenho econômico de seus clientes, por esse motivo está constantemente prospectando novas oportunidades de desenvolver projetos de eficiência energética” afirma Antônio Machado, Gerente de Tecnologia de Gás Natural. 

Histórico em Pesquisa e Inovação 
Essa não é a primeira vez que a SCGÁS realiza pesquisas relacionadas à eficiência energética. Desde 2006, a empresa possui uma gerência de tecnologia dedicada a estudos de inovação e tecnologias no setor. A distribuidora participa de eventos de inovação e de eficiência energética realizados tanto no Brasil como no exterior, contribuindo de forma expressiva no envio de trabalhos técnicos e científicos. A Companhia já destinou orçamento para pesquisas em indústrias do setor têxtil, metal mecânico, de produção de vidros e no segmento veicular.  Além de eficiência energética, projetos de pesquisa e desenvolvimento da SCGÁS abordam temas como novas aplicações do gás natural e fontes alternativas de suprimentos.

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais