20.3 C
fpolis
sexta-feira, janeiro 28, 2022

UFSC exibe ciclo de cinema argentino: “Entre gauchos e compadritos”

UFSC exibe ciclo de cinema argentino: “Entre gauchos e compadritos”

spot_img

O Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Cervantes vão abrir no próximo dia 20 de março o Ciclo de Cinema Argentino “Entre gauchos e compadritos”. A mostra reúne oito filmes produzidos entre as décadas de 1950 e 1980 e abordam os temas do gaúcho e do “compadrito”, figuras míticas da cultura argentina.

O tema do gaúcho é revisitado com maestria em filmes como Martín Fierro, de Leopoldo Torre Nilsson, e Don segundo Sombra, de Manuel Antín, ambos baseados nas obras literárias homônimas de José Hernández e Ricardo Güiraldes, respectivamente. O tema do compadrito, figura emblemática do subúrbio da Buenos Aires do início do século XX, é explorado em El hombre de la esquina rosada, de René Mugica, baseado no conto de Jorge Luis Borges “Hombre de la esquina rosada”, e Juan Moreira, de Leonardo Favio.

O Ciclo pretende levar ao público de Florianópolis uma mostra de excelentes produções que apresentam temas que ocuparam importante papel nas discussões sobre a construção cultural do país vizinho durante o século XX e que hoje, nas vésperas do bicentenário da república Argentina, ganham novamente papel de destaque.

O Ciclo prevê a exibição de um filme mensal durante o período letivo de 2009, seguido de debate, com a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Para a abertura da mostra estará presente o professor Roberto Ferro, destacado crítico da Universidade de Buenos Aires.

A mostra abre na sexta-feira, 20 de março, às 16h, no Auditório Henrique Fontes, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, com a participação dos professores Roberto Ferro, da Universidade de Buenos Aires, e Cláudio Cruz e Jair da Fonseca, da UFSC. O evento é gratuito e aberto ao público. Interessados poderão contar com certificados de participação.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 20 de março, às 16h: El hombre de la esquina rosada (1962), René Mugica

Quarta-feira, 22 de abril, às 16h: Juan Moreira (1972), Leonardo Favio

Quarta-feira, 20 de maio, às 16h: Un guapo del 900 (1960), Leopoldo Torre Nilsson

Quarta-feira, 24 de junho, às 16h: Tangos – El exilio de Gardel (1985), Fernando Solanas

Quarta-feira, 26 de agosto, às 16h: Martín Fierro (1968), Leopoldo Torre Nilsson

Quarta-feira, 23 de setembro, às 16h: Arrabalera (1950), Tulio Demicheli

Quarta-feira, 21 de outubro, às 16h: Don Segundo Sombra (1969), Manuel Antín

Quarta-feira, 25 de novembro, às 16h: Sur (1988), Fernando Solanas

APOIO: Instituto Cervantes, Centro de Comunicação e Expressão, Pós-Graduação em Literatura e Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras da UFSC

ORGANIZAÇÃO: professores Cláudio Cruz e Liliana Reales

Mais informações pelo telefone (48) 9615-0563, com a professora Liliana.

spot_img
spot_img