19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UFSC reservará 30% das vagas do vestibular 2016 para ingresso via Sisu

spot_img

UFSC reservará 30% das vagas do vestibular 2016 para ingresso via Sisu

spot_imgspot_img

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou na tarde de sexta-feira, 29, o relatório que propõe a adesão parcial e gradual da universidade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com base em estudo iniciado no ano passado. A adesão será de 30% das vagas oferecidas já para o Vestibular de 2016.  

O documento – elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Avaliação de Novas Modalidades de Ingresso na Universidade – foi aprovado pela Câmara de Graduação em reunião realizada em dezembro de 2014. Atualmente, 55 instituições federais já aderiram ao Sisu. Dessas, 44 tiveram adesão de 100% das vagas.

O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 e já é aplicado em mais de 94% das instituições públicas federais. Por meio do sistema, as instituições públicas de ensino superior podem oferecer vagas em seus cursos de graduação para candidatos que realizaram as provas do Enem no ano anterior e que obtiveram nota da redação maior do que zero.

O estudante inscrito no Sisu pode optar por até dois cursos. A concorrência de vagas ocorre para todas as universidades cadastradas. Com seleção semestral, a adesão é voluntária a cada novo processo.

Recursos

O MEC estabelece porcentagens para recebimento de recursos proporcionais de acordo com a participação no Sisu. Atualmente, a UFSC conta com benefício pela adesão parcial, configurada pelo uso do Enem para compor a nota do vestibular.

As universidades que ofertam mais de 50% das vagas via Sistema Unificado contam com ampliação de 75% dos recursos. Entre 10 e 50% das vagas, 50% a mais são destinadas à instituição. Com 100% das vagas oferecidas pelo Sisu, o montante para assistência estudantil é duplicado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img