27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Vacina contra pólio começa nesta segunda em Florianópolis

spot_img

Vacina contra pólio começa nesta segunda em Florianópolis

spot_imgspot_img

Doença pode voltar ao Brasil

A partir desta segunda-feira(13) os Centros de Saúde da capital estarão vacinando contra a poliomielite. A meta é imunizar cerca de 23 mil crianças até cinco anos de idade. Mesmo aquelas que já tomaram as gotinhas devem ser levadas às unidades de saúde. A doença ainda está presente em diversos países, e pode retornar ao Brasil se não forem mantidos os índices de vacinação.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia. A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo.

Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img