26.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Vereadores aprovam reforma administrativa e mudança no estatuto dos servidores

spot_img

Vereadores aprovam reforma administrativa e mudança no estatuto dos servidores

spot_imgspot_img

A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira, 24 de janeiro, Sessão Extraordinária para analisar projetos que integram o pacote de medidas encaminhado pelo prefeito Gean Loureiro. As 38 matérias começaram a tramitar na Casa no dia 12 de janeiro. No mesmo dia, foi constituída Comissão Especial para analisar as matérias.

Após avaliação, a Comissão definiu pela retirada de nove projetos, por considerar que é necessária a tramitação normal dos mesmos. Entre as matérias que saíram de pauta estão quatro que se referem a Plano Diretor, os projetos da Previdência Complementar, da Nota Manezinha, e o arquivamento da proposta que tratava sobre a taxa de resíduos sólidos. Além destes, o juiz federal Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis, determinou a retirada de pauta dos Projetos de Lei nº 1.605/2017, nº 1.607/2017 e 1.610/ 2017.

Por volta das 13h30 o presidente Guilherme Pereira (PR) abriu a discussão do primeiro projeto em pauta, o Projeto de Lei Complementar nº 1.590/2016 que trata sofre a Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Entre as principais medidas da matéria destacam-se a redução das Secretarias Municipais, a redução do número de cargos comissionados e funções gratificadas, e extinção de gratificações de atividade especial.

O projeto foi amplamente debatido e criticado pela oposição. Contudo, a matéria foi aprovada por 14 votos a favor, um contrário e oito vereadores consideraram-se impedidos de votar. Simultaneamente houve tumulto nas partes interna e externa da Casa Legislativa. Um princípio de confronto levou o presidente da Câmara, Guilherme Pereira (PR), a suspender a Sessão.

O conflito levou a Guarda Municipal a jogar spray de pimenta contra os manifestantes. Na confusão, móveis e janelas da Galeria dos ex-presidentes, localizada próximo ao Plenário, foram quebrados. Aos poucos a segurança conseguiu retomar o prédio, mas os servidores e demais cidadãos que acompanhavam a apreciação das matérias foram retirados do prédio.

Com a situação mais amena, o presidente Guilherme Pereira recebeu o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis, Alex dos Santos, para negociar pontos do segundo projeto da pauta, o qual impactava diretamente os servidores do Município. Durante uma hora e meia, vereadores e trabalhadores dialogaram, mas não houve acordo.

Às 18h37 a Sessão foi reiniciada e imediatamente aberta a discussão do Projeto de Lei Complementar nº 1.591/2016 que altera a Lei Complementar nº 63/2003 (Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Florianópolis). Esta proposta é a que gerou mais debate entre os parlamentares por afetar diretamente os servidores.

A proposta foi criticada por vários parlamentares. Seguindo regimento interno, inicialmente foi aberta votação das emendas apresentadas pelos vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Gabriel Meurer (PSB), Maikon Costa (PSDB), João Luiz da Silveira (PSC) e Professor Felipe (PDT), sendo que todas foram rejeitadas.

Já as emendas apresentadas pela Comissão Especial, a que “assegura a incorporação das indenizações, gratificações e adicionais ao servidor adicionais ao servidor que na data da publicação da lei possua, no mínimo, dois terços do tempo necessário para sua incorporação” e a “garantia do servidor receber gratificação por produtividade” foram aprovadas.

Após ocorreu a votação do PLC 1.591/16 que foi aprovado, com emendas incorporadas, por 12 votos favoráveis e 11 contrários.  

As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img