25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Autopista Litoral Sul inicia nova etapa nas obras do Contorno viário da Grande Florianópolis

spot_img

Autopista Litoral Sul inicia nova etapa nas obras do Contorno viário da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A Autopista Litoral Sul está dobrando a área de trabalho nas obras do Contorno Viário de Florianópolis com o início de atividades em novos 16 quilômetros nos municípios de Biguaçu e São José. Assim, a concessionária passa a trabalhar em 32 dos 50 quilômetros totais da nova rodovia, representando quase 70% da extensão do Contorno.

Nas próximas semanas, terão início as atividades de limpeza da área, construção de cercas, além dos trabalhos ambientais que acompanham o processo de início de novos trechos, como resgate de flora, monitoramento de fauna e supressão de vegetação. Em seguida, serão os trabalhos de engenharia, como a geotecnia (fundações de aterros e geodrenos) e terraplenagem. Mais 550 empregos diretos serão criados para realizar essas tarefas.

A agilidade das desapropriações de áreas e indenizações, assim com um esforço conjunto entre a concessionária e outras entidades representativas da sociedade, estão entre as ações que viabilizaram o início dos trabalhos neste novo trecho. “A ampliação das obras confirma o comprometimento da Autopista Litoral Sul em cumprir os prazos do projeto. Estamos confiantes que os trabalhos seguirão em ritmo acelerado. O início das novas frentes de obra é decorrente de uma atuação conjunta entre a Autopista, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o Cejuscon , Fórum Parlamentar Catarinense e ANTT”, afirma Marcelo Modolo, Superintendente de Investimentos do Contorno.

Em Biguaçu, as obras se concentrarão nos bairros Fazenda de fora, Fazenda de dentro, Fazendinha, Três Riachos, Rússia, Sorocaba e Santa Catarina. Já em São José, o único bairro na área de abrangência será o de Alto Forquilhas.
“Seguiremos sempre com a nossa política de minimizar as interferências para as comunidades. Temos consciência que em alguns pontos, a rotina pode ser alterada temporariamente por conta das obras, mas é importante compreender a relevância do Contorno”, completa Modolo.

Nos novos 16 quilômetros serão construídos dois trevos e seis passagens em desnível. Os trevos estarão localizados na interseção com a Estrada Geral de Três Riachos e na interseção da antiga SC-408, atual SC-407.

O Contorno de Florianópolis

O Contorno Viário de Florianópolis é importante não só para a região da Grande Florianópolis, mas também para o Sul do País e para o Mercosul. A nova rodovia terá 50 quilômetros de pista dupla e, segundo estudos, irá desviar 20% do tráfego de longa distância da BR-101/SC na região da Capital Catarinense.  

Paralelamente à obra, a Autopista Litoral Sul desenvolve ações que minimizam os impactos sobre a natureza e também sobre as comunidades no local e entorno das obras. A concessionária tem como meta principal o cuidado com as atividades que possam afetar o meio ambiente e executa ações para evitar danos e mitigá-los. No total, 13 Programas Ambientais serão executados na região.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img