14.8 C
fpolis
segunda-feira, maio 16, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Voluntários da Associação Amigos do HU retomam visitas a pacientes 

spot_img

Voluntários da Associação Amigos do HU retomam visitas a pacientes 

spot_imgspot_img

Profissionais do HU deram orientações sobre medidas de segurança, ressaltando importância do uso de máscara 

A Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) está retomando as atividades de visitação, considerada o carro-chefe dos trabalhos desenvolvidos pela instituição, que conta com mais de 200 voluntários para várias frentes de trabalho, como o brechó, a preparação e doação de enxovais para pacientes, o acolhimento de pacientes e acompanhantes que viajam do interior até Florianópolis em busca de atendimento médico, os kits de higiene, a doação de cestas básicas, entre outros. 

A presidente da AAHU, Ana Maria Faria Dutra, recepcionou nesta terça-feira, 22 de março, um grupo de 70 voluntários que se inscreveram para a retomada das visitações. Eles se reuniram no auditório do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), onde receberam orientações sobre os procedimentos de segurança necessários para circulação no hospital. 

“São voluntários que já estavam conosco e que vão participar deste processo de retomada das visitações. São pessoas que apresentaram a carteira de vacinação completa, já passaram pelo treinamento para se tornarem voluntários e agora estão recebendo orientações dos profissionais do HU”, detalhou a dirigente da associação, acrescentando que nem todos os voluntários voltarão agora, principalmente por medidas de segurança sanitária. 

Segundo ela, durante a pandemia, a AAHU conseguiu manter algumas atividades, como a doação de enxovais, o brechó e a lojinha, que ajudam na manutenção da associação, entre outras, mas a visitação foi completamente paralisada por medidas de segurança. “Fizemos das tripas coração para manter algumas atividades na associação e, agora, aos poucos e com toda segurança, estamos retomando nossos trabalhos de uma forma mais completa”, resumiu, explicando que já na segunda-feira deverá haver algumas visitas, sempre dentro dos protocolos de segurança. 

No encontro desta terça, os voluntários receberam orientações sobre as regras para circulação no hospital, como a necessidade de distanciamento, a higienização dos materiais e das mãos, a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes da universidade, entre outros. 

Ana Dutra disse que, além das atividades que estão sendo retomadas, os voluntários decidiram abraçar outra frente de trabalho no HU. “Nós vamos participar do passeio dos pacientes, um projeto que foi desenvolvido por profissionais do HU e que agora poderão contar também com o trabalho de nossos voluntários, devidamente treinados para isso”, disse. 

A retomada das visitações trouxe empolgação para os voluntários, de acordo com José Eloi Werner Junior, que é vice-presidente da associação e participou do treinamento desta terça. “Essas visitas fazem falta tanto para os pacientes quanto para a gente. Estávamos ansiosos para esta retomada, que é gratificante”, disse Eloi, que ressaltou a importância das recomendações de segurança para os voluntários. 

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img