18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Way2, de Florianópolis, implanta solução para a Rede Energia

spot_img

Way2, de Florianópolis, implanta solução para a Rede Energia

spot_imgspot_img

Solução implantada pela Way2 centraliza dados de medição de uma das maiores distribuidoras privadas de energia do país

A Rede Energia, um dos maiores grupos empresariais privados do setor elétrico brasileiro, está implantando uma solução da Way2 Tecnologia para centralizar todos os dados de medição de fronteira, consumidores livres e medições operacionais de subestações de distribuição. A solução se comunica com equipamentos de diversas marcas e aplica procedimentos automáticos para consolidar os dados de medição em uma plataforma única. Para os equipamentos modelados na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a solução chega a monitorar acessos de Inspeção Lógica da Câmara, adiantando o diagnóstico de leitura para permitir uma atuação mais rápida em casos de falha e evitar penalidades.

O processo de validação crítica da informação não é novidade para a Way2, visto que a plataforma já vem sendo aplicada nas maiores distribuidoras e geradoras do país para gestão de fronteiras e consumidores livres com excelência no atendimento regulatório. A novidade é que o mesmo tratamento crítico será estendido à medição operacional das subestações de distribuição, melhorando os processos de planejamento da expansão e da operação. Além disso, através da ferramenta integrada de balanços energéticos, será possível a identificação e o acompanhamento das perdas de forma contínua.

A solução está em implantação na Celpa – Centrais Elétricas do Pará, Cemat – Centrais Elétricas Matogrossenses, Celtins – Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins, Caiuá Distribuição de Energia S.A, EDEVP – Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema S.A, EEB – Empresa Elétrica Bragantina S.A, CNEE – Companhia Nacional de Energia Elétrica e CFLO – Companhia Força e Luz do Oeste com o objetivo final de normalizar e concentrar a medição de todas as concessionárias do grupo.

“A extensão da plataforma de fronteira para a medição operacional é um passo natural, pois os medidores operacionais também estão na subestação, compartilhando dos mesmos protocolos e meios de comunicação. Focando na gestão integrada dos processos de medição estamos de fato transformando os Centros de Coleta em verdadeiros Centros de Medição, trazendo benefícios operacionais imediatos para as distribuidoras.”, comenta Ricardo Grassmann, diretor executivo da Way2.

A Way2 desenvolve softwares para medição remota e gestão de energia para companhias do setor no Brasil e na América Latina.

Sobre o Grupo Rede Energia

Com mais de 14 mil colaboradores, o Grupo Rede Energia é responsável pelo abastecimento de 34% do território nacional, atendendo 17 milhões de pessoas provenientes de sete estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará. Ao todo, a empresa distribui 20 mil gigawatts hora por ano através de suas 563 subestações. Além de contar com nove distribuidoras, a Rede Energia é composta por uma unidade geradora, uma comercializadora e uma prestadora de serviços. Estrutura, esta, que tem rendido ao grupo um faturamento anual de R$ 9,7 bilhões.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img