23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Workshop em Florianópolis aborda gestão e reuso de água na indústria

spot_img

Workshop em Florianópolis aborda gestão e reuso de água na indústria

spot_imgspot_img

O Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC promove de 3 a 5 de dezembro o V Workshop sobre Gestão e Reuso de Água na Indústria. O encontro será realizado no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, com o objetivo de propiciar um fórum de discussão sobre o uso racional da água, seu tratamento, reuso e a legislação que diz respeito ao reaproveitamento.

A meta é integrar técnicos de órgãos governamentais da área ambiental, da indústria e pesquisadores para discutir as questões relacionadas à gestão e reuso de água na indústria. De acordo com os organizadores, serão abordados aspectos políticos, econômicos, ambientais e legais, vislumbrando um possível cenário de cobrança pelo uso da água.

O primeiro dia será dedicado à apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisa. No segundo serão mostradas experiências de grandes empresas na área de gestão e tratamento de água/efluentes para fins de reuso. No terceiro dia será oferecido o curso de seis horas ´Maximizando ganhos através de ferramentas computacionais para projeto de redes de reuso de água`.

O evento leva em conta que cada vez mais se torna imperativo que as indústrias implantem sistemas de gestão da água, incluindo sua racionalização com modificação de processos, escolha do melhor método de tratamento para despejo e reaproveitamento total ou parcial. “Em muitas indústrias a gestão sistemática e o reuso de água poderão ser fatores preponderantes para sobrevivência”, lembra o coordenador do evento, professor José Carlos Cunha Petrus, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC.

Entre as empresas que já confirmaram apresentação de palestras estão Veolia Water Systems (subsidiária da Veolia Environnement, líder mundial na prestação de serviços na área do meio ambiente), Fluid Brasil (especializada em soluções de tratamento de água e efluentes), Koch Membrane Systems (líder mundial em desenvolvimento e fabricação de sistemas de filtração por membranas), Kurita do Brasil (desenvolvedora de soluções de engenharia para tratamento de água), Siemens (maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do País, com ações no desenvolvimento de soluções de infraestrutura sustentável para as cidades) e Petrobras.

O evento tem o apoio da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc), Conselho Regional de Química da 13ª Região, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (Fapesc), BRDE, Eletrosul, Petrobras e Caixa Econômica Federal.

Alunos têm 50% de desconto nas inscrições que poderão ser feitas através do site http://www.feesc.org.br/floripaworkshop.

Mais informações com o coordenador do evento, professor José Carlos Cunha Petrus, pelo e-mail: jpetrus@enq.ufsc.br

Graziela Régis Montenegro (financeiro): graziela@feesc.org.br (48) 3231-4441
Jaqueline Freitas de Souza Justino: jaqueline@feesc.org.br (48) 3231-4478

Por Tiago Pereira (Bolsita de Jornalismo) e Arley Reis (Jornalista da Agecom)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img