Delegação da Província de Trento visita Santa Catarina para intercâmbio técnico em Proteção e Defesa Civil

GeralDelegação da Província de Trento visita Santa Catarina para intercâmbio técnico em...

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Parceria internacional reforça laços históricos e promove troca de tecnologias em gestão de riscos e desastres (Fotos: Divulgação/SPDC)

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDPC) está recebendo, até quarta-feira, 11, a delegação da Província Autônoma de Trento, na Itália, em uma missão oficial voltada à troca de conhecimentos, técnicas e tecnologias aplicadas à gestão de riscos e desastres. A iniciativa busca fortalecer o intercâmbio de boas práticas entre os dois territórios, com foco na proteção e salvaguarda do território, controle hidrográfico, prevenção de inundações, monitoramento de barragens e formação técnica de operadores da Proteção Civil.

A comitiva italiana é composta por representantes do Sistema da Proteção Civil da Província Autônoma de Trento, do Governo da Província, bem como por acadêmicos e técnicos da Universidade de Trento, especialmente do Departamento de Engenharia Civil, Ambiental e Mecânica (DICAM). Ao longo da agenda, serão realizadas exposições sobre a atuação da Secretaria em Santa Catarina, incluindo sua estrutura e estratégias na gestão de riscos e desastres, enquanto os visitantes apresentarão os métodos utilizados na Itália.

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, destaca a importância histórica e cultural desse encontro. “Santa Catarina tem laços profundos com a imigração italiana, em especial com a região de Trento. Este intercâmbio representa não só o resgate de uma conexão ancestral, mas a possibilidade concreta de aplicar em nosso território tecnologias e conhecimentos desenvolvidos ao longo de décadas na Europa, com destaque para o controle de cheias, gestão de barragens e capacitação técnica. É uma parceria estratégica com potencial de gerar avanços reais na segurança das nossas comunidades”, afirmou.

Programação

Nesta segunda-feira, o roteiro contou com uma visita técnica detalhada às instalações da SPDC, um encontro oficial com o secretário e a assinatura de um protocolo de intenções entre os dois governos. Nesta terça-feira, dia 10, a comitiva estará em Balneário Camboriú, onde visitará o quartel do 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e terá um encontro com representantes da Defesa Civil de Nova Trento. Já na quarta-feira, dia 11, ocorre uma reunião com prefeitos e representantes das Defesas Civis dos municípios do Alto e Médio Vale do Itajaí — como Rio do Sul, Rodeio, Rio dos Cedros, Rio do Oeste, Laurentino, Taió, Ascurra, Timbó e Presidente Getúlio — localidades com forte presença de descendentes italianos. A visita será finalizada com uma inspeção técnica às barragens de Ituporanga.

Laços históricos e culturais

A imigração italiana é parte essencial da formação econômica, cultural e social catarinense. Desde o século XIX, milhares de famílias vindas do Norte da Itália, especialmente do Vêneto e do Trentino-Alto Ádige, ocuparam diversas regiões do estado, deixando marcas profundas em cidades como Nova Trento, Urussanga, Rodeio, Orleans, entre outras. Esses imigrantes contribuíram decisivamente para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e para a consolidação de uma identidade cultural rica e diversa.

A vinda da delegação italiana à SPDC representa, portanto, não apenas um momento de intercâmbio técnico, mas também um reencontro com as raízes históricas e culturais que unem Santa Catarina e a região do Trento. Com foco na inovação e no fortalecimento institucional, a missão conjunta projeta um futuro mais seguro e preparado para os desafios climáticos e geológicos que o estado enfrenta.