ONG de Floripa cria vaquinha para celebrar 4 anos atuando na inserção de jovens no mercado de tecnologia

TecnologiaONG de Floripa cria vaquinha para celebrar 4 anos atuando na inserção...

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

PAQ comemora 4 anos com campanha para fortalecer o protagonismo jovem na tecnologia

O mês de julho marca o aniversário da ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) , fundada em 2021, em Florianópolis, com o propósito de conectar os jovens da periferia ao ecossistema de inovação e tecnologia. Para celebrar sua trajetória de impacto social e fortalecer a continuidade das atividades, a organização promove ao longo de todo o mês uma campanha de arrecadação de recursos. A meta é conseguir R$ 30 mil por meio de uma vaquinha, que irá custear despesas essenciais como manutenção das unidades, transporte dos educandos, alimentação e materiais pedagógicos.

“Celebrar o aniversário do PAQ é considerar o caminho construído até aqui, lado a lado com os jovens, mentores, voluntários e empresas que acreditam no potencial da quebrada. A campanha é um convite para somar com algo que já está vivo e gerando transformação real”, afirma o educador Jeff Lima, fundador da ONG. Para ajudar, basta acessar vakinha.com.br/5578095 ou o site prototipandoaquebrada.org .

Desde 2021, o PAQ já recebeu mais de 500 jovens da Grande Florianópolis. Anualmente, mais de 80 educandos participam da comunidade de aprendizagem da ONG, impactando diretamente as comunidades onde vivem: mais de R$ 780 mil já foram injetados nas áreas atendidas pela organização por meio desses jovens.

Com atuação em 37 territórios da região metropolitana e presença em espaços como Acate, TXM Methods e BeWiki, na Capital, e Inaitec, em Palhoça, o PAQ mantém uma abordagem formativa que une tecnologia, desenvolvimento pessoal e inserção no mercado de trabalho. Cerca de 50% dos jovens formados atuam hoje no setor de tecnologia, como resultado das trilhas de capacitação oferecidas em parceria com empresas e instituições educacionais. Além disso, o PAQ alcança 52 instituições, em uma rede que inclui educadores multiplicadores da metodologia, investidores sociais e mais de 60 voluntários engajados.

O apoio à vaquinha representa mais do que uma contribuição financeira: é um gesto de confiança no protagonismo jovem e no futuro das periferias conectadas à inovação. “O PAQ não é um lugar de espera, é um lugar de movimento. Esta vaquinha é uma forma de dar continuidade a esse movimento”, reforça Jeff.