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terça-feira, abril 30, 2024
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Desafios do varejo e o mercado de cartões de crédito em debate na Convenção Lojista

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Desafios do varejo e o mercado de cartões de crédito em debate na Convenção Lojista

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Economista e empresários mostram o crescimento e os desafios para os lojistas com os meios eletrônicos de pagamento

O crescente uso dos cartões de crédito e suas consequências para a atividade comercial foram debatidos nessa segunda-feira (27) na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, em Florianópolis (SC). Mediada pelo economista e consultor Nelson Barizzelli, participaram da discussão Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL e o empresário Deusmar Queiroz, presidente do grupo de farmácias Pague Menos. Segundo Barizzelli, a tendência aponta para um crescimento constante na utilização de meios eletrônicos de pagamento, ao contrário de outras formas, como o cheque, cujos números mostram que está estacionada e com perspectivas de queda.

Porém, segundo o consultor, a venda via cartão de crédito apresenta alguns desafios para o empresário do comércio. Primeiro é a inexistência de tratamento diferenciado para segmentos específicos, sendo que todos os ramos do varejo são considerados iguais. Um segundo desafio é o impacto financeiro da utilização desse meio, com custos que o lojista é obrigado a repassar ao consumidor. Por fim, Bazzarelli citou a popularização da utilização do cartão e com isso a possibilidade de aumentar a inadimplência.

Já Roque Pellizzaro Júnior relatou o trabalho que a CNDL vem desenvolvendo para equacionar alguns problemas enfrentados pelos lojistas com a utilização de meios eletrônicos. O presidente da entidade relatou que desde 1º de julho, com a unificação das máquinas para o recebimento de diferentes bandeiras de cartões, a situação apresentou uma relativa melhora. “Agora o lojista pode negociar com as diferentes empresas e conseguir algumas vantagens, como a eliminação do aluguel da máquina e também a redução da taxa cobrada pelas empresas credenciadas. Hoje o valor dessa taxa já caiu em torno de 35%”, salientou. Mas é necessário fazer muito mais, diz Pellzizaro, pressionando as administradoras de cartão a diminuírem ainda mais os custos repassados aos comerciantes.

Momento de investir no Brasil – O empresário cearense Deusmar Queiroz, responsável por um dos maiores cases de sucesso comercial do país, a rede de farmácias Pague Menos, apresentou dados da economia brasileira, demonstrando que este é o momento do empresário acreditar e investir no Brasil. Entre os dados apresentados por Queiroz está o número de cartões de créditos emitidos, que passou de 29 milhões em 2000 para mais de 136 milhões no ano passado. “Estamos passando por um momento excelente no Brasil e muito desse crescimento é reflexo do varejo. Mas precisamos continuar investindo e cada vez mais acreditar que temos um país rico e com grandes possibilidades no futuro”, ressaltou Queiroz, que também diretor da CDL de Fortaleza.

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