22.3 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Um arte milenar em exposição na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_img

Um arte milenar em exposição na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina

spot_imgspot_img

Artesão mostra ao público a arte das pêssankas

Com traços finos e muita coordenação é que o artista plástico e artesão Maurício Linécia cria em ovos verdadeiras obras primas com fortes identidades. A Pêssanka, uma arte milenar de origem ucraniana que pode ser conhecida até o dia 20 de fevereiro na 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor e ArteCatarina, que acontece no vão central do Beiramar Shopping.

O gosto pela pintura em cascas de ovo e também em ovos de madeira, as Pêssankas, surgiu na escola, no ensino médio, quando Maurício ainda era adolescente. Hoje, com 33 anos ele segue a tradição trazida pelos imigrantes e faz dessa arte seu sustento. O trabalho começa com a diluição de massa corrida em água. Ela cobre os ovos esvaziados com a massa, espera secar e lixa com a ajuda de uma lixa e um pano úmido para tirar o excesso do pó. Nos ovos de madeira também é preciso deixar a superfície regular, e depois, a partir do centro do ovo, Mauricio faz traços com grafite para servir como molde. A partir daí, entram em cena o talento e a imaginação do artista.

“A paixão por esta arte, pelas pêssankas surgiu na escola, por meio de um trabalho que resgatava a cultura da cidade. Como sou descendente de ucranianos me interessei ainda mais e decidi conhecer mais os traços dessa cultura”, afirma Maurício.

A pêssanka é uma cultura ucraniana, que no início era realizada por povos primitivos e era utilizada como culto ao Deus pagã, como por exemplo, o Deus do Sol. “Nessa época as pêssankas era associadas à magia”, completa o artesão. Com o advento do cristianismo a Igreja adaptou os símbolos que são desejados nos ovos, que passaram a representar paz, fé, amor, esperança, entre outros. “Desde então as pêssankas ganharam mais valor e passaram a ser cultuadas como um presente com grande valor sentimental e espiritual”, comenta.

O artesão Maurício Linécia, que dedica sua vida a essa arte, estará até 20 de fevereiro, das 14 às 22hs na mostra apresentando seu produto ao público, contando sobre a história das pêssankas e realizando pequenas oficinas demonstrativas. Uma sugestão para quem gosta de arte e de história. Vale a pena conferir.

Serviço
O quê: 4ª Vitrine SEBRAE – Aroma, Sabor & ArteCatarina
Onde: Vão central do Beiramar Shopping
Quando: até 20 de fevereiro de 2011
Horário: das 14h às 22h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img