21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Projeto Lontra oferece vagas para ecovoluntários em Florianópolis

spot_img

Projeto Lontra oferece vagas para ecovoluntários em Florianópolis

spot_imgspot_img

Com patrocínio da Petrobras e o objetivo de estimular o conhecimento e a preservação da lontra brasileira (Lontra longicaudis), o projeto Lontra, desenvolvido pelo Instituto Ekko Brasil, situado no Parque Municipal da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC), oferece a oportunidade aos interessados na área em atuar como ecovoluntários dos trabalhos de campo, pesquisa, educação ambiental e cuidado dos animais que estão em cativeiro. Para participar é necessário ter idade mínima de 16 anos (ou 12 anos acompanhado dos pais), gostar de atividades voltadas ao meio ambiente, ter paciência, vontade de ajudar e querer aprender.

Estão previstas caminhadas pela Mata Atlântica, deslocamento por rios e áreas alagadas utilizando caiaques, além do trabalho de limpeza, organização e monitoramento dos sinais e comportamento das lontras. O ecovoluntário poderá ajudar na alimentação dos animais órfãos mantidos em cativeiro e nas pesquisas que são realizadas permanentemente. É possível trabalhar o dia inteiro ou em horários flexíveis, conforme o cronograma semanal do projeto.

O Instituto oferece todos os equipamentos e o treinamento necessário para que as atividades sejam realizadas com segurança. Na base do projeto, o Criadouro Científico (Refúgio Animal), na Lagoa do Peri, há um alojamento bem equipado e que dispõe de tarifas reduzidas para os ecovoluntários interessados em se hospedar no próprio local, que fica a 25 quilômetros de distância do centro de Florianópolis. Desde 2002, mais de 300 ecovoluntários já participaram no Projeto Lontra, sendo a maioria composta por americanos e europeus.

O projeto é patrocinado por meio do Programa Petrobras Ambiental (PPA) e durante 24 meses irá desenvolver ações para recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico sobre lontras e outros integrantes da família Mustelidae, entre outras atividades.

Além da capital catarinense, também faz parte do campo de abrangência do projeto os municípios de Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Para saber como tornar-se um ecovoluntário acesse o site www.ekkobrasil.org.br ou contate os responsáveis pelo projeto pelo e-mail volunteer@ekkobrasil.org.br.

Programa Petrobras Ambiental

O Programa Petrobras Ambiental (PPA) patrocina em projetos de todo o Brasil voltados à conservação e preservação dos recursos ambientais e à consolidação da consciência socioambiental brasileira. Os focos do Programa para o período 2008-2012 são Água e Clima.

Desde que foi criado, em 2003, o PPA já patrocinou centenas de projetos, tendo alcançado dezenas de bacias e ecossistemas em cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Suas ações já envolveram diretamente 3,6 milhões de pessoas, além de mais de 820 parcerias, 240 publicações, 4.354 cursos e palestras e o estudo de mais de cinco mil espécies nativas.

O Programa inclui também os projetos de biodiversidade marinha, que são referências nacionais e têm projeção internacional. Projetos como o Tamar, Baleia Jubarte e Golfinho Rotador, entre outros, integram o Planejamento Estratégico Integrado, uma parceria entre a Petrobras e o Ministério do Meio Ambiente, por meio do ICMBIO. Desde 2008, o Programa passou a incluir as questões relativas à fixação de carbono e emissões evitadas, com base em recuperação de áreas degradadas e conservação de florestas e áreas naturais.

Até 2012 serão investidos R$ 500 milhões nas ações estratégicas do Programa, que incluem investimentos em patrocínios a projetos ambientais; fortalecimento das organizações ambientais e de suas redes e disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img