Panorama gastronômico de Florianópolis

VariedadesPanorama gastronômico de Florianópolis

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Por Christine F. Conti (christine.conti@nutribem.ind.br)

A economia brasileira tem mantido um ritmo de constante crescimento. Um dos segmentos que mede essa atividade econômica é o setor de alimentações corporativas, pois, de modo direto, tem seu desempenho influenciado por novos negócios e a movimentação da mão de obra no país.

Em Florianópolis o cenário não é diferente. Em um mercado aquecido, em constante crescimento, a alimentação fora do lar está passando por um processo de contínua transformação, onde a refeição está deixando de ser básica e tornando-se mais elaborada, acompanhando o nível de exigência cada vez mais alto dos clientes.

Os restaurantes estão cada vez mais aprimorados e a refeição dentro de empresas perde a cara de refeitório tornando-se restaurantes. A alimentação deixa de ser apenas comida e passa a ter um aspecto gastronômico, onde as receitas e técnicas clássicas de cozinha passam a ser aplicadas, com a tendência de respeito aos ingredientes locais e da estação, sem nunca perder de foco o calor humano e o respeito ao seu comensal.

Na região continental da capital, também podemos ver essa evolução do setor de alimentação, com o surgimento da via gastronômica, alem de outros polos gastronômicos, o aumento de ofertas de restaurantes com propostas diferenciadas e cada vez mais variadas.

Porém, é um setor com muitos desafios pelo atual cenário de falta de mão de obra especializada e também pela questão da segurança alimentar. No Brasil, como temos um clima quente e úmido, precisou ter um grande cuidado nesse aspecto, já que o crescimento microbiológico está favorecido e o risco de intoxicação alimentar é alto. Portanto, o controle a todas as etapas do processo de produção é de fundamental importância, fazendo com que as empresas do setor de alimentação busquem cada vez mais certificações em segurança alimentar.

A capacitação da mão-de-obra também é vital para sucesso no segmento, já que, com a escassez, as próprias empresas são responsáveis pela formação e aprimoramento dos profissionais, do qual as empresas empenham recursos, como formação em oficinas gastronômicas, treinamentos constantes em manipulação de alimentos, convênio com universidades e escolas técnicas tanto para capacitação como também para captação destaa mão-de-obra. A formação tem gerado resultados e o funcionário, além de se tornar mais competente, ele se sente mais valorizado, diminuindo assim a rotatividade.

E essa receita tem dado certo na Nutribem, onde temos trabalhado todos esses aspectos, além da escolha dos fornecedores até a avaliação de cada prato pelo cliente. Tudo isso, somado a muita dedicação de toda equipe, tem garantido uma atuação sólida no mercado e cada vez mais fidelidade e reconhecimento de nossos clientes.