24.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Turistas estrangeiros poderão ser multados em Florianópolis na Operação Veraneio

spot_img

Turistas estrangeiros poderão ser multados em Florianópolis na Operação Veraneio

spot_imgspot_img

Uma das novidades da Operação Veraneio 2012/2013 no litoral catarinense será a possibilidade de aplicação de multas por parte do Detran a turistas nacionais e estrangeiros que forem abordados em operações policiais, em Florianópolis e Balneário Camboriú.

Os policiais receberão treinamento específico para trabalhar neste tipo de ação. Num primeiro momento, o Detran fará um trabalho de orientação aos turistas e, na sequência, aplicará as multas. A forma de cobrança ainda não foi definida.

A decisão foi anunciada segunda-feira, 19, em reunião do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, com os cônsules dos países do Mercosul e da Europa com o propósito de detalhar as principais ações para a próxima temporada.

O prefeito eleito da Capital, César Souza Júnior, e seu vice, João Amin, participaram do encontro e sugeriram ampliar o trabalho de integração, principalmente com municípios do litoral.

A reunião teve ainda a presença de lideranças empresariais, representantes da Santur, Exército, Marinha e Polícia Federal mais os comandos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Detran.

A Operação

O Corpo de Bombeiros Militar irá utilizar um efetivo de 1,2 mil guarda vidas civis, 300 salva vidas militares e mais 400 bombeiros militares atuando em todo o litoral. A corporação estará presente em142 praias e balneários, o que representa 445,1 quilômetros de extensão de áreas protegidas.

Já a Polícia Militar terá o acréscimo de 250 policiais, além do efetivo que será deslocado do interior do Estado. Serão montadas 14 bases móveis em cidades do litoral e estâncias hidrominerais além de três ônibus que ficarão baseados em Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó.

A Polícia Civil vai atuar em 36 municípios litorâneos com um efetivo de aproximadamente mil policiais, entre delegados, agentes e escrivães . Na Capital a delegacia do turista receberá o reforço de policiais com fluência em inglês e espanhol. Um total de 120 policiais foram capacitados nos dois idiomas e atuarão nas áreas de maior concentração de turistas estrangeiros.

Na edição do ano passado, segundo Grubba, foram mobilizados 9.200 profissionais da segurança, aproximadamente 1.500 viaturas, quatro helicópteros, 88 embarcações e diversos outros meios e tecnologias.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img