HU comemora hoje um ano do primeiro transplante de fígado

EventosHU comemora hoje um ano do primeiro transplante de fígado

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

O Hospital Universitário da UFSC – Universidade Federal Fluminense, comemora nessa segunda-feira, 10, às 16h, no auditório de Técnica Operatória do hospital, a passagem de um ano após a realização do primeiro transplante de fígado no hospital.

O transplante, que teve à frente o cirurgião-chefe Mauro Igreja, do Hospital Santa Isabel, de Blumenau, foi realizado em Nilson Roberto dos Santos, de 47 anos. Com duração de 7h, a cirurgia contou com uma equipe de 20 pessoas treinadas no hospital blumenauense, que é referência no assunto.

Há pelo menos 7 anos, Nilson sofria com doenças hepáticas e, há dois anos a cirrose em estágio avançado foi detectada pela equipe da médica Ester Dantas. Quando perguntado se aceitava ser transferido para o HU e ser o primeiro transplantado daquele hospital, Nilson aceitou.

Além de Nilson, outros dois pacientes já estão à espera de um novo fígado e o segundo transplante hepático no HU deve ocorrer ainda este ano.

Para o diretor do HU, Felipe Felício, a operação significa um avanço em todos os aspectos. “Não é qualquer hospital que pode fazer este tipo de procedimento. Com essa conquista, o HU vai se tornando autossuficiente e o governo começa a nos ver com outros olhos”.

Com a cirurgia, o hospital recebeu do SUS – Sistema Único de Saúde, o valor de R$ 68.838,89, divididos entre os serviços hospitalares e profissionais, uma das cirurgias mais bem pagas pelo sistema de saúde.

Referência no Estado, desde o ano passado o HU faz diversas intervenções cirúrgicas complexas. Um mês atrás, foi realizada a primeira cirurgia neurofuncional para a cura da epilepsia, uma alteração na atividade elétrica do cérebro que causa convulsões repentinas. A próxima operação deve acontecer em breve.

Em abril deste ano, o hospital se tornou o único centro a realizar o implante coclear, intervenção feita para reparar perdas profundas de audição. A primeira cirurgia aconteceu em agosto e obteve sucesso. Em dezembro de 2009 foi realizado o primeiro transplante de córnea, o que permitiu executar cirurgias de glaucoma e catarata.