Irmandade do Senhor Jesus dos Passos comemora 249 anos

GeralIrmandade do Senhor Jesus dos Passos comemora 249 anos

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Fundada em 1 de janeiro de 1765, a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos está prestes a completar 249 anos de história. Inicialmente criada com o objetivo de tornar-se guardiã da imagem do Senhor Jesus dos Passos, a entidade é hoje uma das mais representativas de Santa Catarina. Uma missa comemorativa (Missa de Ação de Graças e da Paz) será realizada no dia 1 de janeiro, às 20h, na Capela Menino Deus (rua Menino Deus, nº 376, Centro), em Florianópolis.

Atualmente, a Irmandade tem como provedor José Carlos Pacheco e é mantenedora e responsável pela administração, manutenção e zelo do Imperial Hospital de Caridade (IHC), da Capela Menino Deus, da Casa de Apoio Joana de Gusmão, do Cemitério, de todos os seus bens móveis, imóveis e demais atividades religiosas – com destaque para as festividades relacionadas à Procissão do Senhor dos Passos.

225 anos de Hospital de Caridade

O Imperial Hospital de Caridade também comemora mais um ano no dia 1 de janeiro. Inaugurado em 1789, o IHC foi o primeiro hospital de Santa Catarina voltado para o atendimento da população civil e carente do Estado – e a 12ª Santa Casa construída no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 200 anos de tradição, tendo como mantenedora e gestora a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, o IHC passou de uma pequena construção edificada ao lado da Capela Menino Deus a símbolo de uma próspera instituição assistencialista e religiosa, com referência no atendimento médico hospitalar para os catarinenses.

O IHC é uma instituição filantrópica, que conta com 237 leitos distribuídos em dezesseis unidades de internação, atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios privados, além de ter recebido recentemente, no dia 04 de dezembro de 2013, o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina – destinado às entidades que desenvolvem ações de cunho socioambiental em suas políticas de gestão.