Guarda Municipal de São José completa 10 anos de atuação

Grande FlorianópolisGuarda Municipal de São José completa 10 anos de atuação

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

A Câmara de Vereadores de São José, na Grande Florianópolis, promoveu uma Sessão Solene na útima quarta-feira, 27, em homenagem aos 10 anos de criação da Guarda Municipal da cidade. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São José.

Criada por lei municipal em 2004, atualmente a GMSJ conta 123 agentes que atuam na segurança patrimonial, na fiscalização do trânsito, ronda escolar e servindo à comunidade josefense.

Na solenidades, os agentes comemorara também a aprovação do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei Federal n° 13022/2014). A nova legislação ampliou as competências e instituiu o poder de polícia, para as guardas municipais, com a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida.

Histórico

Foi através da Lei Municipal Nº 4.144, de 19 de abril de 2004, que a Guarda Municipal de São José, órgão da Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito foi criada. Após 10 anos de sua fundação seu efetivo conta atualmente com 123 agentes que realizam ronda patrimonial, fiscalização do trânsito, ronda escolar, exercendo ainda a vigilância sobre os bens públicos municipais, seus serviços e instalações. A partir deste ano, os guardas municipais passaram a atender a acidentes de trânsito sem vítimas, em uma parceria com a Polícia Militar.

Atua também na educação infantil dos josefenses através do Setor de Educação no Trânsito, que busca conscientizar os alunos sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros no trânsito e em espaços públicos, diminuindo o índice de acidentes.

A instituição é pioneira no policiamento ambiental sendo o primeiro grupamento de Guardas Municipais de Santa Catarina especializado em ações de prevenção e repressão relacionadas ao meio ambiente.