24.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

HU-UFSC oferece de consultas a plástica ocular na atenção à saúde dos olhos

spot_img

HU-UFSC oferece de consultas a plástica ocular na atenção à saúde dos olhos

spot_imgspot_img

A segunda quinta-feira do mês de outubro é dedicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) à visão. Para marcar esta data, neste 14 de outubro, o oftalmologista Luis Fernando Wayhs, que atua no Ambulatório de Oftalmologia do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) explicou a importância da data e relacionou o papel do HU nesta cadeia de cuidado, com serviços regulados que vão de consultas gerais a plástica ocular.

Segundo ele, as pessoas que chegam ao HU são encaminhadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), ou seja, começam o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou já estão internados. Na instituição são feitas consultas gerais de oftalmologia, córnea, glaucoma, retina e plástica ocular. São atendidos, no contexto atual, cerca de 300 pacientes por mês no ambulatório, encaminhados pelo Sisreg ou retorno.

De acordo com Wayhs, o Dia Mundial da Visão é importante por chamar a atenção para as doenças oculares e as formas de prevenção, sendo que a medida mais importante é a visita regular ao oftalmologista, pois muitas doenças podem ter histórico familiar. “A deficiência visual se caracteriza pela limitação das funções visuais, ou seja, pela redução da acuidade ou campo visual”, detalhou o médico, acrescentando que a Oftalmologia está em constante evolução, na busca por melhoras no diagnóstico e no tratamento. “Aparecem novidades todo o ano, principalmente na área de catarata e retina”, disse.

Conforme ele, na região de Santa Catarina, as maiores causas de deficiência visual são os erros refrativos como a miopia, hipermetria e astigmatismo além da catarata e glaucoma. A maior causa de cegueira reversível é catarata, e de cegueira irreversível é o glaucoma. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas a sinais de redução da acuidade visual e consultem regularmente os oftalmologistas nos postos de saúde, relatando problemas sempre que surgirem.

Legenda: Oftalmologista atende no ambulatório do HU-UFSC/Ebserh. Foto: Ricardo Torres.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img