20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

14º Festival de Teatro de Animação ganha fôlego e leva espetáculos para 4 cidades catarinenses em 15 dias de programação

spot_img

14º Festival de Teatro de Animação ganha fôlego e leva espetáculos para 4 cidades catarinenses em 15 dias de programação

spot_imgspot_img

FITA começa dia 4 de novembro, com espetáculo no Teatro Governador Pedro Ivo; no total serão 12 espetáculos, todos com entrada gratuita

De 4 a 19 de novembro, o 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação acontece em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado. A programação tem espetáculos de teatro de animação nacionais e internacionais, oficinas, bate-papos, mesa redonda e Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas. O objetivo é levar o teatro presencialmente para o público e promover o encontro por meio da arte. A programação é toda gratuita.

Milenar e ainda pouco difundido, o teatro de animação pode ter uma simplicidade e uma complexidade que levam ao encantamento. Por definição, é toda encenação teatral que tem uma narrativa e envolve dar ânima a algo inanimado, como máscaras, bonecos, sombras, objetos, figuras planas, entre outros elementos possíveis. É um teatro sensível, de uma escuta íntima com as coisas, onde muitas vezes é preciso (parafraseando Didi-Huberman) “fechar os olhos pra ver”.

E essa linguagem está viva em 12 espetáculos que o FITA traz para esta edição em 23 apresentações, além da Mostra Pequenas Cenas e atividades formativas. 

“Os encontros promovidos pelo FITA apreendem espectadores de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens e adultos), estimulando a imaginação, a idealização de sonhos e novas esperanças de um mundo melhor. E a efusão cultural provocada nas cidades que o festival acontece também apoia na formação de plateia, tão importante para os artistas e para a sociedade de forma geral”, afirma Gustavo Bieberbach, um dos coordenadores do FITA. 

Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio,  abre o FITA 2023

A largada para o FITA 2023 será no dia 4 de novembro, às 20h, com o espetáculo Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio, no teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. 

O espetáculo do renomado artista, conhecido pelo estilo de manipulação do boneco à vista do público, integra a trilogia sobre o tema velhice Viejos de mi…, apresentado no 10º FITA.

Com classificação para adultos e jovens a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes  formas de manipulação e tamanhos – desde maiores que uma pessoa a bonecos manipulados com o pé. Todos velhos, mostram-se como são, não têm dúvidas, resistiram à prova do tempo.

Apresentação terá tradução em LIBRAS. Retirada de ingressos gratuitos pelo Sympla.

Festival ocupa vários espaços de Florianópolis

O FITA segue até 19 de novembro na Grande Florianópolis, com apresentações em vários espaços da cidade: Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport. 

Os espetáculos desta edição são o premiado Pluft, o fantasminha, da PeQuod Teatro de Animação (Rio de Janeiro/RJ) – que estreia em Santa Catarina; Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP);  Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS). 

Vai ter também Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32. 

“O FITA volta com força total em sua 14ª edição, com espetáculos de inquestionável qualidade, todos com acesso gratuito, democratizando acesso à arte e à cultura para todos, inclusive para os professores e seus alunos, que podem agendar a ida de turmas ao teatro”, afirma Zélia Sabino, coordenadora do FITA. 

O agendamento deve ser solicitado pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com .

Mostra Acadêmica Pequenas Cenas

Outra novidade deste ano é a Mostra Acadêmica Pequenas Cenas, que consiste na apresentação de cenas em Teatro de Animação elaboradas por alunos dos cursos de Artes Cênicas das três principais instituições de ensino de Florianópolis/SC: Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina.

A professora Sassá Moretti, idealizadora e coordenadora do FITA, conta que o início do festival se deu para levar teatro de animação presencialmente para os alunos, que acessavam espetáculos somente em vídeos. 

“Agora, na 14ª edição, eles são convidados a apresentarem seus próprios espetáculos, o que me emociona muito. E como nos deixa clara a arte visual desta edição do FITA, vamos navegando rio de papel…e no fim da tarde descansamos no barquinho azul”, diz. 

Ingressos gratuitos

Dois espetáculos poderão ser acessados somente por quem entrar no Sympla e fizer download do ingresso. São eles: Viejos e Pluft, nos dias 4 e 5 de novembro. 

A retirada de ingresso para as demais peças de teatro será presencialmente, uma hora antes da apresentação. 

As atividades no Boulevard 14/32 tem acesso livre, sem necessidade de retirada de ingresso.

Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Atividades formativas do FITA

Uma característica já conhecida do FITA são as atividades formativas. Para além de promover encontros em torno da arte do teatro de animação,  o festival busca fomentar a produção e pesquisa com uso dessa linguagem.

Nesta edição, haverá bate-papos, mesa redonda com diversos artistas da programação, lançamento de publicações e três oficinas, uma exclusivamente para o público surdo. Saiba mais em www.fitafloripa.com.br

Florianópolis é considerado importante polo da área do Teatro de Animação no Brasil. A cidade concentra três instituições (IFSC, UDESC e UFSC) que oferecem disciplinas específicas de suas linguagens, sendo que uma delas (UDESC) publica a principal revista científica do campo, a Revista Móin-Móin.

Espetáculos e oficina no Sul e Oeste de SC

De 11 a 14 de novembro, o FITA estará também em Criciúma e Nova Veneza – Sul do Estado, com o espetáculo Bonecrônicas, da Anima Sonho (Porto Alegre/RS), além de oficina de teatro de animação. Campos Novos receberá dois espetáculos: As aventuras do fusca à vela, da Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS) e Felpo Filva, do Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC), ainda com datas a serem definidas.

FITA em números

14ª edição

4 cidades – Florianópolis, Campos Novos, Criciúma e Nova Veneza

12 espetáculos 

4 países representados –  Argentina, Brasil, Bélgica e Canadá

4 estados brasileiros representados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

15 dias de programação

Cerca de 50 artistas

Cerca de 40 pessoas na equipe técnica  do festival 

Serviço

14ª Festival Internacional de Teatro de Animação 

4 a 19 de novembro

Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado

Gratuito

Programação completa em www.fitafloripa.com.br 

Agendamento de escolas pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com 

Inscrição para a Oficina: O drama da matéria, com Juliana Notari pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com 

Nos acompanhe nas redes sociais

Instagram e facebook @fitafestival 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img