14.5 C
fpolis
sexta-feira, maio 17, 2024
Cinesystem

3º Festival Culturaberta promete 10 horas de evento com nove atrações artísticas e musicais

spot_img

3º Festival Culturaberta promete 10 horas de evento com nove atrações artísticas e musicais

spot_imgspot_img

Na programação, bandas célebres catarinenses e intervenções de arte e cultura; Evento ocorre no dia 30 de setembro no Campeche

3ª edição do Festival Culturaberta tem programação voltada para a cultura popular catarinense. Foto: Pedro Malaman

No próximo dia 30, o Sul da Ilha recebe a 3ª edição do Festival Culturaberta que promete 10 horas de evento com nove atrações artísticas e musicais. A Matura Floripa, local do evento no Campeche, contará com dois palcos, uma área gastronômica, espaço para exposição de arte e intervenções artísticas. O Festival é gratuito e conta com uma programação variada para toda a família. 

Entre as atrações, nomes conhecidos como: o Grupo Expresso Rural, o Grupo Choro Jazz com Ana Paula Silva e Luna Paz, Mestre Aorélio Domingues, Claudio Rabeca, Banda de Brincar e DJ Kibo. Além dos shows, vai rolar apresentação do Boi de Mamão, das rendeiras e o público terá a oportunidade de assistir às intervenções artísticas dos alunos das oficinas do Projeto Culturaberta que ocorrem desde o início do ano. 

“Nesta terceira edição, o Festival continua seu propósito de enaltecer a cultura da ilha e traz o Grupo Expresso Rural que faz parte da história de Santa Catarina e que vai proporcionar para muitas gerações o reencontro com essa banda tão importante para o estado”, ressalta Marcelo Ribeiro, idealizador e produtor executivo do Projeto.

 
Programação dividida em blocos

Nesta edição, as apresentações dos alunos serão divididas em dois blocos. No primeiro, com muita música e diversidade cultural, os alunos das oficinas de flauta, violão e pandeiro se apresentam juntos, seguidos dos alunos do cavaquinho, canto e pandeiro. A Cultura popular trará o jongo da serrinha, com a participação de Natália do Livramento , no violão 7 cordas e Eduardo Rukat no cavaquinho, professores também do projeto. As artes circenses e palhaçaria marcarão presença com sua magia e a dança tribal trará toda sua graça para o palco.

Já no segundo bloco, o encantamento das danças e canto estarão presentes com músicos convidados. No Flamenco, as alunas dançam tangos ao som de Pedro Guedes no violão e Marina Carmona na voz. A dança afro trará o mestre percussionista Sekou Oulare – Dança africana da Guiné. Finalizando com a dança de salão junto às vozes da oficina de canto.

A iniciativa é incentivada através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura, no qual empresas catarinenses investem e apoiam a cultura no Estado. 


Conheça as atrações


Grupo Expresso Rural (SC)
O Grupo, formado nos anos 1980, está com um repertório de novidades. Em 2023 está com um projeto de músicas inéditas sendo lançadas ao longo do ano. No repertório dos shows também não faltam os antigos sucessos, como “Nas Manhãs do Sul do Mundo” e “Certos Amigos”. 


Cláudio Rabeca (PE)
É um músico, rabequeiro, compositor, cantor, professor e produtor musical. Ao longo 20 anos de carreira artística, transita muito bem entre a música Instrumental, música cantada e pelos gêneros musicais brasileiros como o Forró, o Frevo e o Samba, dentro da música Contemporânea.


Mestre Aurélio Domingues (PR)
Mestre da cultura popular produz arte, dança e toca as tradicionais músicas do povo caiçara. É músico e compositor, premiado pelo Minc por suas atividades no Fandango, Boi-de-Mamão, terço cantado e na Folia do Divino Espírito Santo. 

Gravou em 2017 o disco Amanhece, fandango pancada, em 2022 “ Viva o boi de mamão” e 2023 “ Fandango Caiçara patrimônio imaterial na Ilha dos Valadares”.


Banda de Brincar (SC)
Lidiane (voz e percussão), Rika Lisboa (voz e violão) e Gil Faria (percussão) formam a banda voltada para o público infantil. O projeto tem a intenção de colaborar com a formação musical das crianças de forma divertida, juntando um pouco de tudo que faz parte desse universo. Através das brincadeiras populares conduz cantigas de roda que habitam o mundo da imaginação.


Choro Jazz & Ana Paula da Silva (SC)
O Choro Jazz trio composto pelos músicos Edilson “Tatu” (piano), Rafael Calegari (baixo) e
Willian Goe (bateria), convida a premiada cantora, compositora e violonista brasileira de Santa Catarina, Ana Paula da Silva, e a talentosa Luna Paz, cantora, compositora e musicista de Santiago, no Chile, para uma apresentação rica explorando as possibilidades da música brasileira com influências globais e permitindo que o público descubra novas sonoridades e expressões artísticas.


DJ Kibo (SP)
Henrique Nascimento, conhecido como Kibo, morador de Florianópolis traz em seu line-up uma mistura de samba, soul music, funk, disco, rap e a acid house.

Serviço
2º Festival Culturaberta
Data: 30 de setembro, sábado, das 13h às 23h.
Local: Matura Floripa – SC-405, 3451 – Campeche, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito a lotação. Chegue cedo.
Evento com área coberta.
Evento acessível em libras.
Estacionamento gratuito a 600 metros do Festival

Incentivo:
@brasil.atacadista

Programa de Incentivo à Cultura PIC
@fcc.cultura
Governo do Estado de SC

Apoio:
@maturafloripa
Atelier de Percussão
@pandeiros.fabiano.raposa
Secretaria de Turismo Cultura e Esporte
Fundação Franklin Cascaes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img