17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

7ª Conferência Estadual da Mulher reúne os principais nomes do segmento no país

spot_img

7ª Conferência Estadual da Mulher reúne os principais nomes do segmento no país

spot_imgspot_img

Mais de 4 mil pessoas de todo o Brasil acompanharam os três dias do evento catarinense “Mulher advogada: Paridade na mesa”, que ainda pode ser assistido no ambiente digital. 

As mulheres mais influentes na área jurídica do país estiveram reunidas na 7ª Conferência da Mulher Advogada de SC, coordenada pela presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SC, a advogada Rejane Silva Sánchez. 

O evento catarinense, que aconteceu de 20 a 22/07, contou com 30 palestras de 51 painelistas e abordou temas como a participação das mulheres na política, misoginia e sexismo no sistema de Justiça, desafios e perspectivas no mercado de trabalho e combate à violência contra a mulher.

Tradução em libras e audiodescrição compuseram todos os painéis. Por conta do sucesso e da importância dos temas tratados, a coordenação disponibiliza o acesso ao conteúdo neste link

Na abertura, a senadora Simone Tebet falou sobre o momento singular que o encontro promoveu, “a mulher brasileira está unida como nunca antes a conferência mostra a coesão feminina quando o assunto envolve o combate à violência, quando defendemos não só os nossos direitos, mas também os direitos das famílias, dos idosos e dos menores”.

Para a senadora, a mulher foi para o mercado de trabalho e vida pública, além pela necessidade econômica de ajudar no sustento da família, por querer emancipar-se e ter autonomia financeira, contudo o ambiente profissional não era adaptado às necessidades das mulheres. A luta pelo direito do voto, por exemplo, foi pela conquista dos seus espaços de direitos. 

“O empoderamento das mulheres não só na vida pública, mas também no dia a dia, é importante para que não percamos a oportunidade de nossas vozes serem ouvidas e para mostrarmos nossa capacidade e comprometimento com a sociedade. Não somos melhores nem piores, temos apenas características diferentes e, no momento presente, o Brasil não pode abrir mão da competência das mulheres para se recuperar dos desafios estabelecidos pela pandemia, por exemplo”, conclui.

Além de Tebet, nomes nacionais como a futura ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri, procuradora do Rio de Janeiro, Vanice Valle, árbitra internacional e uma das autoras da Lei Brasileira da Arbitragem, Selma Lemes, tributarista e presidenta  da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Daniela Andrade Borges, a advogada fundadora do Instituto Geledés, Maria Sylvia de Oliveira, e o ex-presidente da OAB Nacional, Cezar Britto, uniram-se a nomes catarinenses como as deputadas federais Carmen Zanotto e Angela Amin e a deputada estadual Luciane Carminatti. 

O evento contou ainda com a apresentação de poema autoral da jurista catarinense Elza Galdino e show do grupo de mulheres Cores de Aidê, de Florianópolis. 

Durante a conferência foi lançado o livro “A Advocacia por Elas”, organizado e coordenado por Rejane Sánchez.  A obra reúne 19 artigos escritos por advogadas sobre direitos das mulheres, direito tributário, civil e empresarial, penal, previdenciário, processo civil, arbitragem, direitos humanos e LGPD. “O objetivo da coletânea é impulsionar as vozes femininas da advocacia catarinense e, ao mesmo passo, oferecer conteúdos que enriquecerão qualquer acervo bibliográfico de qualidade”, afirma. 

Para Sánchez, o resultado geral da conferência superou as expectativas pela quantidade de pessoas e qualificada audiência durante os 3 dias do evento. “Já que na era digital, o ativo mais valioso é a atenção das pessoas, o evento mostrou a união que naturalmente se formou entre todos os participantes em defesa das temáticas propostas, tão caras à sociedade, com o engajamento pela acessibilidade às pessoas com deficiência e, sobretudo, pela constatação da competência, inteligência e articulação das mulheres em suas áreas de atuação, dando todo sentido ao nome escolhido para o evento: “Paridade na mesa”, conta.

Foto: Conferência com tradução em libras

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img