16.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 16, 2021
cinesytem

Evento em Florianópolis discute música eletrônica e cultura pop contemporânea

spot_img

Evento em Florianópolis discute música eletrônica e cultura pop contemporânea

Nos dias 19/03, 26/03 e 02/04, o 808Audiolab apresenta o Florianópolis Music Trends, uma série de showcases e bate-papos para trazer ao público questões, técnicas e discussões em torno do universo da música eletrônica e da cultura pop contemporânea. Uma troca de conhecimentos, mas sobretudo de ideias e reflexões envolvendo beats, synths, tendências e caminhos para a música, além de sua relação com a cultura, os hábitos e a sociedade no começo do século XXI, tanto em uma cidade como Florianópolis quanto em outros centros.

O projeto busca introduzir e revisar conceitos e ainda apresentar as tecnologias que envolvem a criação e performance de música eletrônica atualmente e suas formas de disseminação e contextualização. Alguns showcases serão ministrados pelos sócios do 808 Audiolab, Isaac Varzim e Carlos Costa, DJs e produtores com anos de música na bagagem, e outros por profissionais convidados para discorrer e conversar sobre suas áreas de atuação, técnicas e experiências.

A estrutura foi pensada para abranger diferentes aspectos da cultura eletrônica, como discotecagem, teoria e produção musical, produção de festas e nightlife, entre outros, em suas particularidades e como parte de um panorama geral mais amplo. Para isso, a primeira edição do FLORIANÓPOLIS MUSIC TRENDS foi concebida em formato multidisciplinar. Cada um dos três dias tratará de um tema, desenvolvido em showcases e mesas redondas capitaneadas por Marquinhos Espindola, jornalista e colunista titular da Contracapa do caderno Variedades, do Diário Catarinense.

Mais informações: www.808lab.net/fmt


-PROGRAMAÇÃO-

DIA 1 – 19/03 – PERFOMANCE

Showcase 1: Teorias e técnicas de discotecagem, passando por gêneros e equipamentos utilizados. Carlos Costa funde sua biografia com temas em voga no mundo musical bem como provocações acerca da atividade do DJ hoje.

Showcase 2: Ilan Kriger – Discotecagem e suas ferramentas. Aficionado por tecnologia e novidades, Ilan comanda, desde o início de 2004, a Academia Internacional de Música Eletrônica (AIMEC). É DJ, produtor, empresário da noite e fundador dos selos BR-909 e Eletrodomésticos.

Bate Papo: DJs e “não-DJs” de diferentes núcleos discutem o papel do DJ na sociedade contemporânea e a popularização da figura do “não-DJ” na noite. Comandado por Marquinhos Espíndola.

Convidados:
Daniel Kuhnen – Músico de formação erudita, DJ residente do Warung Beach Club, produtor e apresentador do premiado programa Warung Waves desde 2005. Também se apresenta nos principais clubes e eventos do país e é um dos diretores da agência de DJs 3Plus.
Gustavo Pamplona – Incansável agitador da música eletrônica e um dos responsáveis por levar o espírito underground às noites da Ilha, com as tendências dos clubes pelo mundo. Trouxe elementos musicais novos e subverteu os estilos, pintando seus sets com as cores do house, deep house, nu disco, tech house e techno.
Douglas x Duh – produtores da extinta festa Fake it! e atualmente envolvidos com a festa Punkcake, em Blumenau, os dois agitam o Vale do Itajaí tocando e produzindo suas noites.
Paulo Vasilescu – ator, cantor e performer, é conhecido principalmente pela língua ferina de sua personagem Zuleika Zimbábue. Produz festas e toca há anos em Florianópolis.

DIA 2 – 26/03 – PRODUÇÃO

Showcase 1 – O processo de criação e mixagem de Sanctity, primeiro disco do Mapuchue, é analisado e explicado por Isaac Varzim, músico e produtor do projeto, e Fernando Menezes, engenheiro de som do Estúdio Gothan. Eles abordam técnicas, conceitos e ferramentas para um disco captado em home studio, mixado em estúdio profissional e masterizado em Nova York.

Showcase 2 – Fredi Chernobyl, músico, DJ, produtor e guitarrista da banda Comunidade Nin Jitsu. Produziu do primeiro disco do Bonde do Rolê – With Lazers, que fez sucesso mundial extrapolando a mistura entre funk carioca e rock pesado. Ele mostra seus processos de produção, técnicas e abordagens para realização.

Bate papo: DJs, músicos-DJs e empreendedores-DJs discutem o mercado musical no passado e hoje. Comandado por Marquinhos Espíndola.

Convidados:
Edu K – líder da banda Defalla, é figura conhecida no mundo da música desde os anos 1980, por ser uma máquina de produzir hits como “Popozuda Rock n’ Roll” e “Gatas Gatas Gatas” e pela ausência de preconceitos para transitar por diferentes estilos e gêneros musicais.
Holger Beier – Alemão dono do selo Bungalow Records, atende pela alcunha de DJ SayHoo! quando discoteca. Idealizador do projeto Blind Date, que apresenta a cena underground de Berlim em diferentes cidades do mundo, com a participação de artistas e agentes culturais.
Kadro Corrêa – fundador da escola DJLand, há quatro anos dedicada à formação e ao aperfeiçoamento de DJs e Produtores Musicais e hoje a principal do ramo em Florianópolis.
Fredi Chernobyl

DIA 3 – 02/04 – CULTURA

Showcase 1 – Alexandre Matias é um dos jornalistas mais importantes do país, editor do caderno de tecnologia do Estado de S. Paulo e responsável pelo popular blog Trabalho Sujo, Matias ainda arruma tempo para promover e discotecar em sua festa Gente Bonita Clima de Paquera. Apresenta um showcase falando sobre a nova música, midias digitiais e os novos processos de formação da cultura pop.

Showcase 2 – Promoters e DJs de florianópolis falam sobre suas experiencias em formação e consolidação de projetos de diferentes propostas. Rafael Korova fala sobre o 1007 Boite Chik, Tiago Franco fala sobre a Devassa, Isaac Varzim e Angelina Capella falam sobre a Plastique e Leandro de Bem fala sobre a produtora Press Ink.

Bate Papo: Os novos caminhos da música digital. Comandado por Marquinhos Espíndola.

Convidados:
Fábio Bianchini – Jornalista e músico. Participante da noite florianopolitana desde o final dos anos 1980.
Emerson Gasperin – Jornalista. Em 1992, fundou o fanzine Futio Indispensável, principal veículo do underground florianopolitano na época. Foi também editor da revista Bizz e passou por vários dos principais veículos de imprensa do país.
Alexandre Matias

Fonte: 808Audiolab

Serviço

Florianópolis Music Trends – discussões em torno da música eletrônica
Sábados, das 16h às 20h: 19 e 26 de março e 2 de abril

INSCRIÇÕES
Somente antecipadas e gratuitas. (Caso o interessado não possua o Cartão SESC, será cobrada a taxa de emissão do cartão, dependendo da categoria. Veja aqui mais informações sobre o cartão).
Na central de atendimentos do SESC Florianópolis, de 2ª a 6ª das 8h às 21h e sábados das 9h às 15h.
SESC Florianópolis
Travessa Siryaco Atherino, 100
CEP: 88020-180 – Florianopolis – SC
(48) 3229-2200 | (48) 3229-2241

spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img