18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Semana Guga Kuerten chega ao fim totalizando dez dias de competição na Grande Florianópolis

spot_img

Semana Guga Kuerten chega ao fim totalizando dez dias de competição na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Finais da Copa Guga Kuerten e Torneio de Mini Tênis encerram a Semana.

O evento foi aberto com o Torneio Profissional de Cadeirantes, no último dia 6, seguido pelo jogo-exibição entre Gustavo Kuerten e Carlos Moya, no dia 8, e encerrado neste domingo com as finais da Copa Guga Kuerten e o Torneio de Mini Tênis, em Florianópolis.

A Copa Guga Kuerten definiu os grandes campeões de 2011, em rodada no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC), premiando os atletas juvenis da nova geração do tênis brasileiro, como Luíza Braghini e Igor Gimenez nos 12 anos, José Evaldo Neto e Maria Clara da Silva nos 14 anos, Marcelo Tebet Filho e Letícia Monteiro nos 16 anos, e João Sorgi e Beatriz Maia nos 18 anos.

A programação do dia começou às 9h no JUSC, com o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten prestigiando as decisões em quadra. O dia amanheceu com chuva fina e atrapalhou as primeiras rodadas. As finais dos 12 e 14 feminino foram disputadas em clubes próximos, enquanto o restante foi gradativamente entrando nas quadras do JUSC.

Na premiação geral, o ex-número 1 do tênis mundial enalteceu a semana da garotada, e lembrou dos treinadores, tão importantes para a formação da nova geração do tênis brasileiro. “Os treinadores representam a alma do nosso tênis, são responsáveis, junto com a família, pela formação dos tenistas. Acreditem neles, invistam neles. Essa semana acho que foi uma experiência fantástica aqui em Jurerê. Considerem-se donos do evento, contamos com vocês”, declarou durante a solenidade de encerramento do evento.

Em quadra, os meninos e meninas entre 12 e 18 anos apresentaram grande desempenho. Nos 12, a catarinense Luíza Braghini fez 6/1 7/5 na mineira Bruna Caporali, e tornou-se campeã. No masculino, no jogo mais disputado do dia, o paulista Igor Gimenez venceu o favorito Lucas Cruz, em parciais de 4/6 6/1 e 6/4.

Já nos 14 anos, dois dos maiores destaques da categoria faturaram o título. No feminino, a carioca Maria Clara da Silva venceu Eduarda Ferreira por 6/2 7/5. “Estou sem palavras, ganhar o título da Copa Guga Kuerten é um sonho, o maior título do ano para mim”, disse ela. E no masculino, foi a vez do baiano José Evaldo Neto garantir a vitória na final com o paulista Brunno Storani com duplo 6/2. “Joguei muito bem a semana toda, estou muito feliz”, completou ele.

Os 16 anos confirmaram o bom momento de dois destaques da semana. No feminino, a irmã mais nova do número seis do mundo, Thiago Monteiro, Letícia Monteiro, venceu na decisão a principal favorita da chave, Ana Laura John, por 6/2 6/1. “Foi um jogo muito bom, ter meu irmão por perto também me ajudou muito, ele é meu exemplo”, disse ela.

Quem venceu, no masculino, foi o paranaense Marcelo Tebet Filho, que bateu o cabeça-de-chave dois, o paulista Marcelo Zormann, por 7/6(0) e 7/5. Feliz pelo título, ele falou sobre o sentimento de vencer a Copa Guga Kuerten. “Vencer um torneio como esse é especial. Ver o Guga na beira da quadra intimida um pouco, mas estar perto dele é o que vale”, disse ele.

E nos 18 anos, o título ficou com duas das promessas olímpicas do tênis brasileiro. No feminino, a favorita Beatriz Maia não deu chances para a catarinense Mariah Plauth, cabeça-de-chave três do torneio, e sagrou-se campeã com 6/3 6/1. “Foi uma semana excelente, deu para ver que o nível das meninas está muito bom. Parabéns à Mariah pela campanha e para as outras, vencer aqui é um orgulho”, disse a número um do Brasil.

O duelo, nos 18 masculino, foi entre os Top 25 do mundo Bruno Sant’Anna, que derrubou o favorito Thiago Monteiro no sábado, e João Sorgi, que se saiu melhor no final dos dois sets, venceu Bruno e levantou o título da competição com duplo 7/5. “Acho que foi uma semana bem proveitosa, disputar um torneio com esse nome, estar perto dos meninos. Eu, o Bruno, o Thiago, somos muito próximos, a gente se ajuda muito, cada dia um vai ganhar, mas o importante é que estamos bem, isso é o que importa”, completou.

GALERIA DOS CAMPEÕES DA COPA GUGA KUERTEN 2011

12 feminino simples: Luíza Braghini
12 feminino duplas: Luíza Braghini e Kathleen Percegona
12 masculino simples: Igor Gimenez
12 masculino duplas: Lucas Cruz e Luiz Kepler
14 feminino simples: Maria Clara da Silva
14 feminino duplas: Victoria Cafruni e Ana Farinha
14 masculino simples: José Evaldo Neto
14 masculino duplas: José Evaldo Neto e Leonardo Menezes
16 feminino simples: Letícia Monteiro
16 feminino duplas: Ana Laura John e Letícia Monteiro
16 masculino simples: Marcelo Tebet Filho
16 masculino duplas: Marcelo Tebet Filho e Osny Santos Jr.
18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia
18 feminino simples: Beatriz Haddad Maia e Luísa Rosa
18 masculino simples: João Pedro Sorgi
18 masculino duplas: Bernardo Casares e Rodrigo Hadlich

TORNEIO DE MINI TÊNIS ENCERRA ATIVIDADES DA SEMANA GUGA KUERTEN

Dia de final e muita emoção para os tenistas mirins que participaram do Torneio de Mini Tênis, promovido pela Semana Guga Kuerten. Com determinação, os pequenos atletas mostraram suas habilidades nas quadras do Primavera Tênis, já que o dia amanheceu com chuva em Florianópolis. Em função do mau tempo as semifinais e finais foram transferidas para as quadras cobertas do clube próximo à Jurerê Internacional.

O campeão masculino dos 9 anos foi o baiano Natan Rodrigues. Ele venceu Adriell dos Santos, que volta para Pernambuco como vice-campeão do Torneio que reuniu 126 tenistas, com idade entre 8 e 10 anos. Os jogos da categoria são disputados com equipamentos especiais adaptados para a idade dos competidores, seguindo a recomendação do método Play Stay da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Já na categoria 10 anos, Matheus de Almeida, de São Paulo venceu o cearense Jacson Xavier nas finais. Entre as meninas, a campeã, nos 9 anos foi a catarinense Namie Isago, seguida por Thassane Abrahim, do Amazonas. E na categoria 10 anos a disputa final reuniu em quadra duas catarinenses: Anfisa Danilchenko e Paola Campigotto, com vitória de Anfisa. Todos os campeões do Torneio de Mini Tênis foram premiados na solenidade de encerramento da Semana Guga Kuerten, na quadra central do Jurerê Sports Center, no final da tarde deste domingo.

Foto: Fernando Willadino

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img