21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis discute sustentabilidade no urbanismo e arquitetura com experts internacionais

spot_img

Florianópolis discute sustentabilidade no urbanismo e arquitetura com experts internacionais

spot_imgspot_img

Experts mundiais apresentarão cases de sucesso no segundo Simpósio Internacional, que começa nesta quinta-feira, 7, na sede da Fiesc

Por uma nova mentalidade na arquitetura. Esse é o tema que vai nortear as discussões do II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU), que acontece em Florianópolis nesta quinta (07) e sexta (08), na sede da Fiesc. Com convidados de renome internacional, como o colombiano Gustavo Restrepo e a dinamarquesa Dorte Poulsen, o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

“O momento em que vivemos é de grande expectativa para que possamos ter um futuro melhor e é uma oportunidade para conhecermos o que está sendo aplicado em outros países e levar esta experiência às três capitais – Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre”, afirma arquiteto Giovani Bonetti, presidente da AsBEA/SC. O objetivo é levantar todas as propostas discutidas nos três eventos e divulgar um manifesto, no encerramento da etapa catarinense, com 10 ideias viáveis para aplicação de ações sustentáveis na arquitetura e no urbanismo. O evento também vai fazer a avaliação de projetos sustentáveis já executados e ocupados, mostrando na prática, a aplicação e benefícios deste novo modo de pensar e fazer arquitetura.

Um dos principais exemplos em Santa Catarina é o urbanismo sustentável da Pedra Branca, na Grande Florianópolis, pioneiro na América Latina e com participação de diversos escritórios associados à AsBEA/SC. O projeto catarinense foi selecionado pela Fundação Clinton para o Programa Positivo do Clima, uma iniciativa do ex-presidente americano com a participação de 16 projetos de todos os continentes. O arquiteto Michael Tymoff, da Fundação Clinton, é outro destaque da programação.

De acordo com Ronaldo Martins , arquiteto e diretor da AsBEA/SC, o evento focará em muitos temas além do universo da arquitetura e decoração. “O foco é multidisciplinar, pois vamos mostrar a sustentabilidade na economia, na nanotecnologia e em outras áreas também”, explica. Ronaldo, que lidera o Grupo de Trabalhos em Sustentabilidade (GTS) da regional catarinense da AsBEA, informa ainda que será instituído o Prêmio AsBEA de Sustentabilidade, reconhecendo as empresas de arquitetura e as indústrias da cadeia de construção civil que invistam e apresentem resultados balizados pelas diretrizes estabelecidas neste II SISAU.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img