19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Grupo CANTUS FIRMUS lança novo CD no Morro das Pedras

spot_img

Grupo CANTUS FIRMUS lança novo CD no Morro das Pedras

spot_imgspot_img

Nos dias 17 e 18 de dezembro o grupo Cantus Firmus – especializado na música medieval e renascentista – fará o concerto de lançamento do seu mais novo CD intitulado ‘Música Sacra da Idade Média e do Renascimento’. O CD é fruto do Edital Elisabete Anderle 2009, promovido pelo Fundação Catarinense de Cultura. O concerto será realizado na Casa de Retiros Vila Fátima – Morro das Pedras – Armação e tem entrada franca

O Cantus Firmus foi criado sob a direção de Jefferson Bittencourt em Florianópolis, Santa Catarina, em 2003. Hoje, é formado por cinco cantores e seu repertório é uma amostra do que pode ter sido a sonoridade vocal do período medieval e renascentista na Europa.

Neste concerto, o grupo canta uma seleção de peças sacras de diferentes países e estilos, cobrindo o período entre os séculos 13 e 17. A seleção inclui peças polifônicas como In te Domine – Josquin de Prez (1450-1521), Ave Regina Coelorum – Guillaume Dufay (1400?-1474) e uma canção de procissão Mui grandes noit’e dia – Afonso X El Sabio – séc. XIV.

Também nesta apresentação, o Cantus Firmus realiza a Missa Brevis de Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525-1594). A obra se situa na Renascença tardia, no contexto da Contra-Reforma. Palestrina, o compositor mais importante na história da música antes de Bach, foi responsável pela revisão do canto gregoriano canônico. Escreveu 104 missas e 250 motetos, além de madrigais sacros e profanos em italiano. Seu estilo de composição tornou-se o padrão da música sacra polifônica. As partes da missa – Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei I e II – são executadas ao longo da celebração, sendo apresentadas nesta ordem no concerto. Nesta apresentação o Cantus Firmus terá a participação especial da cantora Maria Cristina Figueiredo e do cravista Marcos Holler, professor da Udesc e especialista em música antiga.

Os concertos propõem uma íntima ligação entre o novo e o velho, o resgate de sonoridades longínquas unidas às características estéticas e de imaginário do homem contemporâneo. É através de concertos didáticos que o grupo Cantus Firmus se posiciona como conjunto interessado em pesquisar a fundo o repertório da chamada ‘música antiga’, para permitir ao público uma apreciação com o máximo de autenticidade e sinceridade das peças vocais e instrumentais escritas naqueles períodos.

Serviço:

O quê: Concerto de Lançamento do CD ‘Música Sacra da Idade Média e do Renascimento’
Dias 17 e 18 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 20:30h
Local: Casa de Retiros Vila Fátima – Morro das Pedras – Armação
* Será disponibilizado um micro-ônibus de 28 lugares para o transporte da Praça da Alfândega até o local do concerto.
O custo do transporte é de R$15,00 por pessoa. A saída do micro-ônibus está marcada para 19:00h nos dois dias de concerto com retorno logo após a apresentação.
Reserve de lugar no telefone 9901-9366 (Jefferson)
ENTRADA FRANCA
Informações: (48) 99019366

cantus@cantusfirmus.art.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img