18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Longa-metragem ‘Rendas no Ar’ é filmado na Ilha e Fortaleza de Anhatomirim

spot_img

Longa-metragem ‘Rendas no Ar’ é filmado na Ilha e Fortaleza de Anhatomirim

spot_imgspot_img

O longa-metragem da Vagaluzes Filmes, com produção associada da Usina da Alegria Planetária e direção de Sandra Alves, está em filmagens na Ilha e Fortaleza de Anhatomirim.

Após vários meses de pré-produção, o longa-metragem de ficção Rendas no Ar, realização da Vagaluzes Filmes e produção associada da Usina da Alegria Planetária, com direção de Sandra Alves, iniciou a etapa de filmagem no dia 17 de agosto, que prossegue até 21 de setembro.

A obra trata da necessidade de liberdade inerente ao ser humano, em oposição a uma situação de clausura. A personagem principal, cuja personalidade é marcadamente irreverente e indomável, se depara com a opressão causada pelo confinamento a que é submetida por um homem, que passa a ser seu tutor após a morte súbita de seus pais. Herdeira de vultoso patrimônio, ela é interditada e depauperada de seus direitos, em função de sua condição de jovem mulher rica, órfã e supostamente louca, vivendo no final do século XIX na antiga Desterro e recém renomeada Florianópolis.

Sinopse

Ana vive a sanidade através de sua poesia. Palavras e ações poéticas são laços que a unem à lucidez e ao seu universo interior são. Encontra no arquétipo feminino a expressão da liberdade na figura
de Lilith, uma personagem etérea com quem dialoga sobre vida e morte, sobre a realidade que a cerca, sobre liberdade, ilusão, verdade, paradoxos, expansão, revolta e ousadia. Nesta relação nutre sua pulsão de vida e a alegria de viver que não permite que lhe roubem.

O filme verte luz sobre valores e concepções de vida. Com o foco em uma história ocorrida há pouco mais de cem anos, não pretende ser um filme de época. Os elementos que remetem ao final do século XIX residem em especial na conduta dos personagens e o tempo pretérito em si é explicitado nas marcas calcadas nos objetos de cena, figurinos, cenários e especialmente na Ilha de Anhatomirim e na Fortaleza de Santa Cruz, importante patrimônio arquitetônico, histórico e ambiental, carregado de memória porém ressignificado no enredo.

O nome Rendas no Ar remete a uma técnica utilizada para confecção de rendas, na qual se inserem as rendas de bilro produzidas pelas rendeiras nativas do litoral catarinense, cujo ofício tem origem açoriana. As rendas flutuam como metáforas ao mesmo tempo em que se imprimem na proposta estética do filme. O caráter da obra se expressa principalmente pela poética visual, que norteia a direção, a fotografia, a direção de arte e o roteiro.

Projeto vencedor do Edital Catarinense de Cinema 2009, tem como locação principal a Ilha de Anhatomirim e sua Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos-SC, viabilizada por meio de parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e o Projeto Fortalezas/UFSC. As filmagens têm apoio de logística do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Recanto Xanahi e Vento Sul Turismo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img