spot_imgspot_img
Florianópolis, 7 outubro 2024

Marcada data da reinauguração da Oficina de Artes no CIC

VariedadesMarcada data da reinauguração da Oficina de Artes no CIC
spot_img
spot_img

Compartilhe

A presidência da Fundação Catarinense de Cultura prepara a reinauguração da Oficina de Artes para a segunda quinzena de março. O espaço que fica dentro do Centro Integrado de Cultura (CIC), no Bairro Agronômica, em Florianópolis, teve os trabalhos interrompidos há dois anos, ocasião em que começaram as reformas nos 10 mil metros quadrados que compreendem o CIC. “Entregaremos à comunidade este instrumento cultural que tanto tem feito falta, mas ele retornará reestruturado e em alto estilo”, disse, satisfeito, o presidente da FCC, Joceli de Souza.

Será o primeiro módulo que a comunidade receberá totalmente revitalizado e adequado ao ensino contemporâneo das artes plásticas. O próximo módulo a ser entregue aos catarinenses é o espaço que abrigará o Museu de Artes de Santa Catarina (MASC), em data ainda a ser definida.

HISTÓRIA – As Oficinas de Arte foram criadas por José Silveira d’Ávila em 1981, na época diretor do Museu de Arte de Santa Catarina, sediado no prédio da Alfândega, Florianópolis. A gravura foi o núcleo inicial, especificamente com pesquisa em litografia, seguida pela xilogravura, o desenho e a tapeçaria.
Em 1983, com a transferência do Museu para o prédio do Centro Integrado de Cultura, as Oficinas de Arte ganharam espaço adequado, porém obtendo ação efetiva a partir de 1987.

Abrangendo a teoria e a prática, as Oficinas desenvolveram-se em várias modalidades, tais como: Oficina Base, Oficinas Espécie e Oficinas Breve.

O objetivo fundamental das Oficinas é a formação do artista por meio da experimentação e da discussão dos processos artísticos, o que continua sendo válido até o momento.