21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

UFSC promove ações no Dia Mundial de Combate à AIDS

spot_img

UFSC promove ações no Dia Mundial de Combate à AIDS

spot_imgspot_img

O grupo coletivo de homossexuais, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros da UFSC, o Goze!, prepara um ato que acontece nesta quarta, dia 1º de dezembro,, às 13h, na Concha Acústica em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A ideia é aproveitar o movimento do Projeto 12h30 – que apresenta bandas nas quartas-feiras – e chamar a atenção do público para questões relacionadas à AIDS. “Vamos estender a bandeira gay para desmistificar a relação que é feita entre a doença e os homossexuais”, explica um dos alunos integrantes do Goze!, Ringo Bez.

Além da imagem do arco-íris, o grupo trará um palestrante que falará durante cerca de cinco minutos sobre o vírus HIV, formas de contaminação e prevenção e casais homoafetivos trocarão carícias – mãos dadas, abraços e beijos – para colaborar com a quebra do tabu na univerisdade. “É importante dar essa visibilidade ao movimento para que as opressões diminuam. A UFSC também tem o dever de se preocupar com seus alunos, professores e servidores soropositivos”, lembra Bez.

O Hospital Universitário (HU) oferece exames para detecção e controle da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. “Apesar de a referência estadual nessa área ser o Hospital Nereu Ramos, o HU possui um setor que funciona junto à perícia médica, o DST/AIDS, que encaminha pacientes para um médico especialista”, explica a farmacêutica-bioquímica Maria Luiza Bazzo. O serviço é aberto à comunidade da 18ª regional delimitada pela vigilância sanitária, que corresponde à região da Grande Florianópolis.

O laboratório de análises clínicas realiza dois tipos de exame. A pesquisa de anticorpos detecta a presença do vírus no paciente e o exame de carga viral e contagem de células CD4 e CD8 monitora o número de cópias dos vírus e a quantidade de linfócitos – glóbulos de defesa do organismo. “Os exames são de alto custo, mas Ministério da Saúde oferece três vezes por ano aos soropositivos. O médico faz a solicitação de acordo com a necessidade”, esclarece Bazzo. Aqueles que desejam fazer o exame de detecção de AIDS anonimamente podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, no bairro Estreito, unidade que não exige a apresentação da carteira de identidade.

Mais informações: Setor DST/AIDS do HU 3721- ( à tarde com enfermeiro Nicolau)

Por Murilo Bomfim/bolsista de jornalismo da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img