22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

A baleia do sul do Brasil em um livro que vai da técnica à emoção

spot_img

A baleia do sul do Brasil em um livro que vai da técnica à emoção

spot_imgspot_img

Obra relata os esforços na pesquisa e conservação da única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira

            Todos os anos – e felizmente em número cada vez maior – o litoral do sul do Brasil recebe a visita das baleias-francas-austrais, mamíferos marinhos tão gigantescos quanto atraentes, despertando a atenção de milhares de observadores, de muitos estudiosos e da mídia. O trabalho de quase quatro décadas de monitoramento, pesquisa e conservação da espécie está sintetizado no livro A baleia do sul do Brasil – Uma gigante em nosso litoral (ProFRANCA-IA/Carbo Editora), produzido por Karina Rejane Groch e Eduardo Pires Renault-Braga, biólogos do ProFRANCA, projeto realizado pelo Instituto Australis, com patrocínio da Petrobras. O lançamento será no próximo dia 04 de dezembro (sábado), as 17h, no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, na praia de Itapirubá Norte, Imbituba (SC), durante o “Sunset Migration 2021” evento que marca o fim da temporada das baleias.

            A obra é ricamente ilustrada e conta com um texto que trafega com objetividade das informações científicas sobre a espécie Eubalena australis às grandes emoções da equipe do Projeto ProFRANCA, empenhada em localizar, pesquisar e defender esses carismáticos cetáceos, já transformados em um símbolo da natureza de Santa Catarina e reconhecidos como Monumento Natural do Estado – em cujo litoral ocorrem com maior frequência. “A ideia foi compartilhar o que é a emoção de ver as águas nem sempre tranquilas se agitarem devido à presença das baleias-francas, além de transmitir um pouco do que se sabe sobre essas gigantes”, explica Karina Groch.

            O ProFranca integra, junto com outros 12 projetos de biodiversidade marinha, o Programa Petrobras Socioambiental na linha de atuação Oceano. Todos esses projetos têm o apoio da Petrobras para produzir conhecimento científico e realizar ações de educação ambiental, entre outras iniciativas que contam com o envolvimento das comunidades para a conservação de espécies e ambientes costeiros e marinhos em todo o litoral brasileiro.

            No ProFranca, a equipe está empenhada em pesquisar e monitorar a recorrência de exemplares da espécie a cada ano, a reprodução e a amamentação de filhotes em baías e enseadas, e os possíveis impactos de intervenções humanas ao longo do litoral. Outra frente de atividades é um bem-sucedido trabalho de educação ambiental, a partir do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, e em escolas e eventos pela região da Rota da Baleia Franca.

            No Brasil a baleia-franca tem sua população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. “A baleia-franca permanece ameaçada de extinção, porém conta, cada vez mais, com o apoio da população para sua conservação, e nosso maior sonho é que a espécie se recupere e não precise mais do nosso trabalho”, resume Renault-Braga.

Evento Sunset Migration 2021

            Para celebrar o término da temporada, e a migração das baleias para sua área de alimentação na Antártida, o Projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio Petrobras, irá realizar o Sunset Migration 2021, no dia 04 de dezembro, das 15h às 21h, com entrada franca e muitas atrações. Além de um balanço final sobre a temporada, o evento terá a apresentação das bandas locais Origem Acústico, Frank & Maneca e Butiazeiro Forró, food truck, espaço e atração para as crianças, e o momento mais esperado, o lançamento do Livro – A Baleia do Sul do Brasil – Uma gigante em nosso litoral.

            O evento será presencial, em frente à sede do Projeto, o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizado na Praia de Itapirubá Norte, Imbituba-SC, e seguirá os decretos vigentes na região com relação à pandemia. O evento conta com apoio das prefeituras de Imbituba e Laguna.

Ficha Técnica

Livro: A baleia do sul do Brasil – Uma gigante em nosso litoral

Karina Rejane Groch e Eduardo Pires Renault Braga

2021

Edição: Carbo Editora

Patrocínio – Petrobras

136 páginas

Para saber mais visite www.baleiafranca.org.br e acompanhe na rede social @institutoaustralis

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img