17.3 C
fpolis
segunda-feira, maio 27, 2024
Cinesystem

A excelência do tomate italiano chega a Florianópolis

spot_img

A excelência do tomate italiano chega a Florianópolis

spot_imgspot_img

Iniciativa da Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina reúne imprensa e influenciadores na terça-feira, 22 de agosto, no Faial Prime Suites

Os produtos mais representativos da Dieta Mediterrânica, como o vinho, a massa, o tomate, as azeitonas, as frutas e legumes frescos, estão vivendo um verdadeiro boom, conquistando os primeiros lugares entre as especialidades italianas mais vendidas no mundo.

A dieta mediterrânea é patrimônio cultural e segredo para longevidade e saúde. O Tomate do sul da Itália, estrela da Dieta mediterrânea, faz a diferença. O produto, com qualidade reconhecida internacionalmente, se beneficia de uma combinação de fatores. Sul da Itália tem um clima ideal para o cultivo de tomates, com verões longos e quentes e sol abundante, ainda a composição do solo e a exposição solar representam as melhores condições para a produção de tomates de melhor qualidade. 

Dos campos italianos, os frutos colhidos são transferidos aos estabelecimentos mais próximos para serem trabalhados. Preparam-se molhos frescos e conservas com tomates inteiros ou em pedaços, produtos que, após este processo, estão disponíveis nas mesas dos italianos o ano todo.

A Itália é um dos líderes mundiais do setor, respondendo por 56.5% de produção europeia e 14,8% da produção global. Em 2022 a indústria italiana de tomate transformou mais de 5,5 milhões de toneladas de frutas em conserva. 

E se considerarmos as importações brasileiras, a Itália é o segundo parceiro comercial do Brasil na Europa. Por isso o tomate italiano é a estrela de uma grande campanha da União Europeia, que será lançada em Florianópolis na terça-feira (22), pela Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina. 

Batizada de Meu Tomati, a campanha mira o consumidor final e pretende divulgar os produtos símbolo da Dieta Mediterranea e seus benefícios, bem como a variedade dos produtos derivados, em conserva: o chamado tomate em polpa ou tomate pelado. 

O início da campanha Meu Tomatì no Brasil ocorre de forma simultânea à colheita do tomate no verão europeu. É nesta estação que os tomates estão vermelhos, vistosos, frescos e saudáveis.

Dos campos italianos, os frutos colhidos são transferidos aos estabelecimentos mais próximos para serem trabalhados. Preparam-se molhos frescos e conservas com tomates inteiros ou em pedaços, produtos que, após este processo, estão disponíveis nas mesas dos italianos o ano todo.

A campanha já foi lançada em outras cidades brasileiras, pela rede das Câmaras de Comércio Italianas. O projeto é coordenado pela “OI Pomodoro Indústria Bacino Centro Sud”, um dos maiores players italianos na produção de conservas de tomate comercializados na Itália e no exterior. A cooperativa OI Pomodoro é a responsável por grande parte da produção e transformação do tomate na Itália, ao reunir produtores de 12 regiões do país, divididos em: 48 empresas de transformação, 24 organizações de produtores e 6 organizações de representação agrícola e industrial. O empresário Michele Sabatino, representante do consórcio italiano, fará uma participação especial no evento.

Acompanhe @meutomati e @cciesc (Instagram)

Serviço:

O que: Campanha Meu Tomati

Quando: Dia 22, às 11h

Onde: Hotel Faial Prime Suites – Rua Felipe Schmidt, 603, Centro, Florianópolis

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img