16.9 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

A geografia da América Latina é tema de conferência na UFSC

spot_img

A geografia da América Latina é tema de conferência na UFSC

spot_imgspot_img
O Primeiro Ciclo Anual de Conferências do Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) da UFSC traz a Florianópolis a geógrafa e pedagoga Maria Sirley dos Santos que acaba de lançar um livro de fundamental importância para o ensino da Geografia. A conferência leva o mesmo nome do livro: “Geografias: terra e cultura na América Latina” e acontece no dia 31 de outubro, às 9h, no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC. 
Maria Sirley tem sua vida dedicada à educação e à luta pela escola pública. Foi secretária de Educação na cidade de Santos e secretária geral da Associação de Educadores da América Latina e Caribe (AELAC). 
Sobre a obra 
O livro Geografias: terra e cultura na América Latina recupera as raízes histórico-geográficas e culturais dos países da América Latina e do Caribe para discutir formas de dominações desde o ponto inicial na luta contra os colonizadores até o atual cenário da chamada globalização. Maria Sirley dos Santos defende, neste lançamento de Edições Loyola, que as sociedades humanas são construções culturais cujas raízes estão inseridas na história. 
A Geografia é entendida aqui como uma disciplina que, fundamentada no conhecimento cientifico e na crítica social e histórica, desenvolve um saber cívico ao estimular o questionamento sobre as relações entre as sociedades e os territórios. É feita também uma aproximação metodológica com a Geografia da Cultura, “geografia do próprio homem, pois sabemos que este resulta muito mais da cultura que lhe foi transmitida do que de sua herança biológica”, preocupando-se com a forma pela qual as paisagens são constantemente refeitas pelos habitantes de um determinado lugar, resultando em uma organização diferenciada do espaço geográfico. 
A primeira parte de Geografias: terra e cultura na América Latina é dedicada à análise da trajetória da ciência geográfica, desde as primeiras reflexões dos pensadores gregos até os dias atuais. Depois, a autora focaliza o contexto e as características geopolíticas dos países latino-americanos (em especial Brasil, Cuba, México e Venezuela). Por último, aborda os sonhos de Bolívar e de Martí, inseridos nas políticas de integração latino-americanas e atrelados ao cenário hegemônico dos Estados Unidos, fortemente criticado por sua política intervencionista. 
O livro será lançado em Florianópolis no dia 31 de outubro, às 9h, no auditório do Centro Sócio Econômico da UFSC. 
Informações com Elaine pelo telefone (48) 3721-9297, ramal 37 ou 9907-8877. 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img