25 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

​A organização Route Brasil, fundada em Florianópolis, participa de mutirões de limpeza neste mês de Julho

spot_img

​A organização Route Brasil, fundada em Florianópolis, participa de mutirões de limpeza neste mês de Julho

spot_imgspot_img

Um estudo recente do Blue Keepers, projeto ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, alertou que cada brasileiro pode ser responsável por poluir os mares com 16kg de plásticos por ano e ainda que 33% do plástico consumido no Brasil pode parar nos oceanos. Dados que destacam ainda mais a importância de conscientização da população e mudança de hábitos sobre a destinação correta do lixo.

Ciente desta responsabilidade e imbuída de fazer ações de limpeza e conscientização, a Route Brasil realiza três mutirões de limpeza em Santa Catarina neste mês de Julho. A programação inicia nesta sexta-feira (22), às 9h, com o projeto “Limpa Comunidade”, no morro da Mariquinha. A ação é em parceria com o projeto Cidades Invisíveis que ainda organizará oficinas de arte dentro do projeto Galeria de Arte Morro da Mariquinha. Os interessados em participar do mutirão de limpeza podem se inscrever através do email galeriadearteurbanafloripa@gmail.com.  

Já no sábado, 23, o Instituto Route participa do mutirão de limpeza do Mangue na Foz do Rio Imaruim, na Palhoça, das 9h às 13h; e no dia 31 de julho, os voluntários Route atuarão em Laguna, no litoral sul de Santa Catarina, para limpeza da beira do Rio Tubarão, às 9h. Estas duas ações integram a 1ª Semana dos Manguezais ​​Idealizado pelo Instituto Çarakura e co realizada pela ROUTE Brasil​ e que também será realizada em Salvador e no Rio de Janeiro. ​O objetivo da 1ª Semana dos Manguezais​ é provocar um olhar integrado para a restauração global tem como objetivo incrementar esforços para a agenda ambiental em torno da conservação e restauração dos manguezais, marismas e ecossistemas associados. A programação contará com atividades de educação ambiental,  ações locais de limpezas de manguezais, além de um seminário online aberto ao público no dia 25 de julho, das 13h30 às 18h, a partir de apresentações de painéis temáticos; técnico-científico,  de políticas públicas, e de boas práticas/oportunidades para a conservação e restauração de manguezais.​ ​Para se inscrever acesse o link e conheça a programação: https://forms.gle/fsvf4sdmESQufNUV9

Sobre a ROUTE Brasil  – A organização ROUTE Brasil, fundada em Florianópolis, 2011, é um ecossistema de pessoas, sociedades, associações e cooperativismo que formam uma rota de regeneração planetária. Seus pilares de atuação são a limpeza, a educação, o engajamento, a pesquisa ativa e a cooperação. Um dos seus principais objetivos é criar soluções para o impacto que o nosso consumo gera nos ambientes naturais, principalmente nos mares e praias. Desde sua fundação, a organização já realizou mais de 200 mutirões de limpeza de praias e, hoje, conta com bases em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Península de Maraú, Lisboa (em Portugal) e San Diego (na Califórnia, Estados Unidos). Além de trabalhar com os mutirões, a organização propõe outras soluções, como por exemplo, eventos de arte com material reciclável, seminários online sobre preservação dos oceanos, programas “lixo zero”, programas de proteção aos animais e busca por tecnologias para a indústria de reciclagem.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais