23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

A revolução gráfica nos videogames

spot_img

A revolução gráfica nos videogames

spot_imgspot_img

Você sabia que o primeiro jogo interativo foi patenteado já em 1947? Pode ser difícil de imaginar, mas a invenção de Thomas T. Goldsmith realmente formou a pedra angular para os gráficos nos videogames. Entretanto, sua tecnologia era baseada em uma tela de radar na época. Em 1958, foi inventado o primeiro jogo que poderia ser chamado de videogame. Isto foi inventado por William Higinbotham, um físico. O jogo arcade ‘Pong’, nos anos 70, foi mais tarde baseado nele. Os gráficos dos antigos jogos arcade não são absolutamente comparáveis com as possibilidades atuais. Entretanto, alguns jogadores em vulkan vegas gostam do estilo retro e ainda gostam de jogar tais jogos. Os gráficos são mantidos muito simples, enquanto hoje em dia muito mais é possível. Com isso, levamos você diretamente através de um pequeno pedaço de história evolutiva – a dos gráficos em videogames.

Os primeiros gráficos de arcada

Hoje, é normal que tenhamos à nossa disposição várias plataformas nas quais os mais diversos jogos podem ser jogados. Sejam jogos de role-playing, caça-níqueis, atiradores, jogos de aventura ou até mesmo roleta – tudo funciona online com gráficos de tirar o fôlego. Na década de 1970, isto teria sido pura ficção científica. Sobre como os antigos comunicadores do Star Trek que temos hoje em nossas mãos na forma de smartphones. 

Entretanto, naquela década, os computadores ainda não tinham o poder que têm hoje para processar uma grande variedade de dados. Mesmo nos anos 80, os gráficos foram reduzidos ao mais simples. Os primeiros chamados “jogos 3D” foram lançados, mas havia muito pouco 3D sobre eles. Apenas algumas linhas coloridas foram adicionadas para um efeito tridimensional. Os personagens do jogo Star Wars pareciam um pouco mais realistas, mas faltava textura. Em Space Invaders, os chamados sprites foram usados para representar personagens em uma tela. Esta técnica logo se tornaria um padrão.

Nos primeiros consoles, como o Atari 2600 lançado em 1977, as opções gráficas eram ainda mais limitadas do que os jogos arcade.

A era dos 8 bits

Em 1983, chegou ao mercado o primeiro console Nintendo que utilizava tecnologia 8-bit. Os gráficos já estavam ficando um pouco melhores para Mario. Quatro sprites foram unidos para criar uma imagem visualmente mais atrativa. Os jogadores em casa ficaram entusiasmados; finalmente eles puderam jogar em casa.

A era dos 16 bits

A era dos 16 bits decolou nos anos 90.  O Super Nintendo saiu com o que então era uma tecnologia inovadora. Por um lado, ele usou 16 bits, adicionando mais sprites juntos, além de permitir uma paleta de cores mais ampla. Graças à chamada tecnologia Mode 7, mais foi possível graficamente e com Super Mario você pôde ver até onde os gráficos chegaram em poucos anos. A Nintendo também percebeu que eles poderiam construir um chip dentro do console para uma melhor capacidade de processamento. Foi somente com o chip adicional que jogos como Super Mario se tornaram possíveis.

A era dos 32 bits

A era dos 16 bits rapidamente se tornou uma coisa do passado, com o início da era dos 32 bits em meados da década de 90. Naquela época, a Nintendo e a Sony estavam realmente trabalhando juntas em um console que usaria CDs como seu meio de comunicação. Aparentemente, no entanto, eles não conseguiram chegar a um denominador comum, então a Nintendo e a Sony se separaram. Ambos seguiram seu próprio caminho, com a Sony desenvolvendo a Playstation. O Playstation foi o primeiro console que podia jogar jogos a partir de CD. Também ofereceu mais memória e mais gráficos 3d foram possíveis. Entretanto, eles ainda estavam longe de ser comparáveis aos gráficos de hoje.

A era dos 64 bits

Em termos de gráficos, a era dos 64 bits foi uma novidade mundial absoluta. Foi inaugurado pelo Nintendo 64 em 1996 e reescreveu um pequeno pedaço de história em como criar gráficos de videogames vívidos. Entretanto, a era dos 64 bits ainda dependia da combinação de sprites e ilusões óticas inteligentes. 

O nascimento dos melhores gráficos

O console Sega Dreamcast estabeleceu um novo marco em termos de gráficos em videogames com sua aparência no mercado. Lentamente eles se aproximaram dos padrões atuais e graças à tecnologia moderna, os jogos eram agora verdadeiramente tridimensionais. A Sega Dreamcast estava à frente de seu tempo e até mesmo tinha um módulo incorporado que podia ser usado para jogar on-line. Os grandes fabricantes seguiram lentamente o exemplo, levando ao desenvolvimento do GameCube, Xbox e Playstation 2, entre outros. 

Gráficos modernos em videogames

Os gráficos se tornaram cada vez mais realistas no século XXI. Há vinte anos, ninguém poderia imaginar como imagens realistas poderiam ser criadas com computação gráfica. Naquela época, as pessoas já estavam roncando sobre como os desenvolvedores de jogos estavam ocupados em fazer com que os personagens de jogos parecessem pessoas reais. Agora chegamos praticamente a esse ponto. Ainda é bastante perceptível que eles são computação gráfica, mas são cada vez mais confusamente semelhantes a fotografias. Em troca, os jogos também estão se tornando cada vez mais sofisticados, com paisagens muito amplas que convidam à exploração. Alguns jogos têm até mesmo um personagem de filme, de modo que os jogadores são transportados para outro mundo de uma maneira muito real. 

Enquanto isso, os desenvolvedores estão trabalhando na próxima etapa, que é a de aproximar ainda mais a realidade e a virtualidade. Os primeiros jogos de realidade virtual já existem, assim como a realidade virtual imobiliária e os cassinos. É verdade que estes desenvolvimentos ainda estão na infância, de modo que ainda não parecem muito reais. Entretanto, isto será alcançado em breve. 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img