27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

A cultura do Caeira invade a Freguesia do Ribeirão da Ilha

spot_img

A cultura do Caeira invade a Freguesia do Ribeirão da Ilha

spot_imgspot_img

A Freguesia do Ribeirão da Ilha, ao Sul de Florianópolis, já é reconhecida pela cultura açoriana preservada na arquitetura, nos festejos e no modo de viver. Já a comunidade do Caeira do Saco dos Limões também tem as mesmas origens, porém pela explosão demográfica na região acabou perdendo algumas características de seus antecedentes. O Projeto Patrimônio Caeira realiza na próxima sexta-feira, dia 6 de maio, na Paroquia da Nossa Sra da Lapa do Ribeirão da Ilha, um intercâmbio cultural com apresentações de dança e teatro.

O evento fecha a agenda de exposições culturais do Projeto Patrimônio Caeira que, durante 9 meses de trabalho de aproximação ao povo caeirense, registrou os saberes do Caeira através de fotografias, textos, encenações, entrevistas e exposições. O Projeto ofereceu aos moradores uma oficina de fotografia, uma de teatro e uma de leitura e escrita. Os resultados são cerca de 20 horas de gravação de entrevistas, 8 eventos culturais, páginas e mais páginas de produções textuais, mais de 4 mil fotografias, 20 alunos da comunidade engajados em três oficinas, um arquivo comunitário, um web site e um livro de antologias de talentosos escritores.

A programação

A partir das 20h30, a professora da oficina de teatro e atriz, Elianne Carpes, comandará o Teatro Dona Dolô. A peça é uma homenagem às parteiras, benzedeiras e lavadeiras do bairro. Em seguida, o Grupo Alegria do Caeira, que tem trabalhado junto ao Projeto, apresentará a Dança da Ratoeira que é baseada em versinhos endereçados a alguém da roda de ciranda. Podem ser declarações de amor, de amizade, de paixão, de gratidão, mas também podem ser declarações sarcásticas ou irônicas entre rivais presentes na dança.


O Projeto Patrimônio Caeira foi premiado como vencedor do edital de incentivo à Cultura Elisabete Anderle de 2010 pela Fundação Catarinense de Cultura

O quê: Exposição Cultural do Projeto Patrimônio Caeira

Quando: 06 de maio, sexta-feira, a partir das 20h30.

Onde: Paróquia da Nossa Senhora da Lapa, Freguesia do Ribeirão da Ilha. Rua: Alberto Cavalheiro, 238

Quanto: Gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img