18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

A Noite é uma Criança distribui alimentos na Grande Florianópolis

spot_img

A Noite é uma Criança distribui alimentos na Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Entidades, projetos sociais e famílias necessitadas de quatro municípios foram contemplados com mais de três toneladas de comida

Um total de 3.123 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados com a venda dos ingressos para a nona edição da mostra de dança infantil A Noite é uma Criança foi distribuído a famílias de baixa renda, entidades e projetos assistenciais de Biguaçu, Florianópolis, Palhoça e São José. Os organizadores do evento, realizado de 21 a 24 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, na Capital catarinense, abonaram em 50% o valor da entrada a quem doasse um quilo de comida ou um litro de leite.

O Recanto Silvestre, em Biguaçu, e o Recanto Paz e Bem, em Palhoça, duas comunidades terapêuticas dirigidas pelo padre Luiz Prim, receberam cerca de 500 litros de leite e parte da comida, suficientes para dois meses de consumo. Cada uma trata 30 dependentes químicos e alcoolistas da unidade masculina, em regime de internaçãoresidência, por um período de seis meses. São todos maiores de idade e chegam lá por vontade própria.
Ainda em Palhoça, no distrito de Enseada de Brito, 241 litros de leite e 297 quilos de comida auxiliarão o consumo aproximado de dois meses da Associação Vida Nueva. Fundada em dezembro de 2006, pelo frei franciscano Rogério Rubick e pelo sacerdote italiano Ruggero Iorio, a entidade tem por objetivo reaver a auto-estima de moradores de rua e reintegrá-los à sociedade. Oferece habitação, atendimento em grupo, alimentação, vestuário, recuperação de documentos, alfabetização, assistência psicológica, espiritual e cuidados com a saúde para 20 pessoas internadas e a outras dezenas que lá buscam apoio diariamente.

Já em São José, cerca de 150 litros de leite suprirão por mais de três meses a necessidade da Casa de Cáritas, um lar espírita construído pelo casal Magda e Wagner Barbosa de Medeiros para abrigar crianças com necessidades especiais (deficientes físicos e mentais), vítimas de maus tratos e afastadas de suas famílias pelo Conselho Tutelar. Atualmente, seis abrigados são assistidos durante a semana por oito funcionários, que se revezam com voluntários aos sábados e domingos. A comunidade, agora, trabalha para ampliar as instalações, com a meta de comportar 32 crianças e ainda disponibilizar hospital e salão de festas.

E, em Florianópolis, mais de 500 quilos de comida foram repassados ao Grupo de Dança Topp Dance, criado ano passado pelas irmãs Monique Serafim Cardoso e Gisele Serafim Cardoso dos Santos. Elas vivem na Rua Monsenhor Topp, acesso a um dos morros do centro da cidade e onde desenvolveram o projeto de dança de rua e de axé com crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Atualmente, são 16 bailarinos de sete a 24 anos, que ensaiam aos sábados, em uma das academias do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O resultado é apresentado em eventos de dança pela região, durante o ano. Além de oportunizar acesso à arte e cultura, a iniciativa capacita e instiga jovens a traçarem objetivos de vida, inserindo-os na sociedade. Entre 30 e 35 famílias, totalizando cerca de 150 pessoas, serão contempladas com os donativos.

Além disso, os organizadores do evento distribuíram dezenas de kits contendo de 15 a 20 quilos de alimentos a famílias necessitadas da região da Capital, complementando a cesta básica consumida em aproximadamente um mês.
A Noite é uma Criança – 9ª Mostra de Dança Infantil é um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Neste ano, 2.316 bailarinos de até 14 anos apresentaram o trabalho de 86 coreógrafos. Eles são provenientes de 18 municípios catarinenses e do Rio de Janeiro, representando 103 academias, companhias, escolas e grupos de dança. Um público superior a quatro mil pessoas aplaudiu crianças e adolescentes, que interpretaram 227 coreografias em seis sessões.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img