21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

A vez do turismo de eventos e negócios em Florianópolis

spot_img

A vez do turismo de eventos e negócios em Florianópolis

spot_imgspot_img

Capital catarinense desponta para um novo nicho de mercado e passa a atrair um número crescente de eventos nacionais e internacionais de peso

Florianópolis vem atraindo turistas não somente pelas suas belezas naturais. Um novo nicho de mercado está se consolidando na capital catarinense: o turismo de eventos e negócios. Segundo dados divulgados pela “International Congress and Convention Association”, entidade que é referência para o turismo de eventos no mundo, Florianópolis ocupa a 4ª posição no ranking brasileiro de cidades que recebem grandes eventos internacionais, atrás apenas de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

A projeção de Florianópolis como destino de turismo de eventos tem gerado resultados animadores. Entre as entidades que estão contribuindo para alavancar a cidade na área de turismo de eventos e negócios destaca-se o Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), que proporciona suporte de empresas do segmento.

Iniciando o segundo semestre, Florianópolis já contabiliza 41 eventos – quatro regionais, quatro estaduais, 19 nacionais e 14 internacionais – que vão atrair 41.500 participantes. Quatro eventos tem 5 mil inscritos cada um. São eles: “51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista”, “13º International Moto Road”, “62º Congresso Brasileiro de Enfermagem” e “IX Semana Brasileira do Aparelho Digestivo”, sendo que todos contaram com a participação do FC&VB na captação.

Até 2012, o Convention soma a atuação em mais dez eventos nacionais e internacionais já confirmados, com potencial para atrair mais de 17 mil participantes. Até o final do ano o FC&VB deverá confirmar outros dez eventos para os anos de 2011 e 2012, garantindo a movimentação turística na baixa temporada. E não para por aí. O trabalho de prospecção conta com um notável banco de eventos pesquisados e com potencial para serem captados para os próximos anos.

Investimento e reposicionamento

Esta nova vocação de Florianópolis para o turismo de eventos e negócios tem motivado investimentos e reposicionamentos de empresas do setor de turismo e hotelaria. É o caso, por exemplo, do Mercure, localizado no Itacorubi, que completa cinco anos de funcionamento na cidade mudando de nome. Agora passa a se chamar “Mercure Florianópolis Convention”.

Para reforçar o conceito do empreendimento para o segmento de eventos na Capital, o Mercure fez alguns investimentos. Entre os principais estão o novo espaço de eventos multiuso, a redecoração do restaurante principal, equipamentos novos e modernos na área fitness, a inserção do hotel nas redes sociais e a própria mudança do nome do hotel.

Centro de eventos ACM

Em breve Florianópolis vai ganhar mais um espaço de eventos, lazer e negócios. A Associação Catarinense de Medicina, em parceria com a Unimed e a Unicred Florianópolis, está finalizando a construção do Centro de Eventos ACM, na SC-401. O espaço tem capacidade para até 3.000 pessoas.

Os auditórios e salas modulares se adaptam ao tamanho e ao perfil de cada evento, criando ambientes que variam de 30 a 2.000 lugares. As divisórias acústicas permitem a versatilidade de espaços multiuso e a realização de promoções simultâneas.

O objetivo é que o espaço abrigue eventos das mais diversas áreas de atuação, tanto regionais e estaduais quanto nacionais e até internacionais.

Por Andréa Fischer

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img