21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Ação no Largo da Catedral para comemorar o Dia Mundial do Rim

spot_img

Ação no Largo da Catedral para comemorar o Dia Mundial do Rim

spot_imgspot_img

Dia Mundial do Rim de 2020 no Brasil terá como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina! ”

O Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo, sendo comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano, a data será celebrada no dia 12 de março.

APAR SC e a Renal Vida realizam ação de prevenção a doenças renais na Capital.

A APAR – Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina em parceria com a RENAL VIDA de Blumenau, realizam uma ação de conscientização, prevenção e cuidados com os rins. Ao longo dos anos, essa Campanha de Prevenção tem se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

Os números de pacientes renais evoluem de forma alarmante no país e no mundo, uma patologia silenciosa e em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e obesidade. Um total de 130 mil pessoas realizam hemodiálise no Brasil, número que cresceu mais de 100% nos últimos 10 anos. Todos os anos, mais de 20 mil pacientes entram em hemodiálise, com taxa de mortalidade de 15% ao ano.

No próximo dia 12 de março (Dia Mundial do Rim), das 9 às 16 horas, a ação será realizada em frente à Catedral Metropolitana, com tendas para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão e esclarecimento das causas da doença renal crônica. Serão cerca de 100 profissionais, entre voluntários e equipe multiprofissionais, distribuindo panfletos para a população, além da instalação de um rim inflável de 7 metros para despertar o interesse da população.  

Finalmente a proposição do Dia  Mundial do  Rim, dentre outras, visa popularizar o exame de CREATININA, importante fator como política pública de saúde da família.

“Essa ação reforça a missão da APAR, cuja intenção é conscientizar as pessoas da necessidade de um diagnóstico precoce, priorizando informações sobre os fatores de risco para as doenças renais crônicas e estimulando cuidados com a saúde dos rins”, comenta Humberto Floriano Mendes, presidente da APAR.

 

SERVIÇO:

O que: Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins

Como: Rim inflável gigante, 01 tendas de 10m2/cada, 100 voluntários e prestação de serviços gratuitos.

Quando: 12 de março – quinta-feira

Onde: Largo da Catedral, Centro, Florianópolis

Hora: das 9 às 16 horas

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img