21.2 C
fpolis
sábado, outubro 23, 2021
cinesytem

Alunos recebem certificados por curso de capacitação em informática

spot_img

Alunos recebem certificados por curso de capacitação em informática

spot_img

548 estudantes concluíram os cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital, voltados para a iniciação tecnológica

Na noite desta terça-feira, no Teatro Álvaro de Carvalho, foi realizada a cerimônia de formatura dos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital, voltados para a área de informática básica e tecnologia da informação. No total, 548 estudantes de escolas públicas de Florianópolis concluíram a capacitação, realizada totalmente on-line e que garantiu aos formandos certificados Microsoft. Os cursos foram oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em convênio com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e em parceria com a Microsoft Educação.

Os cursos Aluno Monitor e Desafio Digital têm como objetivo identificar jovens talentos com potencial para o setor tecnológico, oferecendo-lhes oportunidade de formação em informática básica. “Esses projetos fazem parte do eixo estratégico talentos da Secretaria de Ciência e Tecnologia. São ações que promovem e estimulam a formação, envolvimento e atração de pessoas para desenvolver nosso município nas suas diferentes vocações, disseminando em cada atividade o conceito da Capital da Inovação”, afirmou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt,

O Secretário Municipal de Governo, Gean Marques Loureiro, destacou o potencial da iniciativa como instrumento de multiplicação do conhecimento e da capacitação para a área tecnológica. “Esse projeto é um exemplo, pois, com pouco investimento, a Prefeitura, a ACATE, a Microsoft e as entidades parceiras desenvolveram uma ação de resultados significativos e grande impacto para a comunidade”, afirmou Loureiro.

O Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, incentivou os alunos a continuarem se dedicando ao conhecimento e à capacitação. “Essa iniciativa deve ser apenas o começo de uma trajetória de preparação dos formandos. Cada um deve continuar a investir na sua formação, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, destacou o Secretário de Educação.

O vice-presidente da ACATE, Moacir Antônio Marafon, também ressaltou a importância dos jovens começarem a se preocupar cedo com o seu futuro profissional. “O principal capital das empresas de tecnologia é o capital humano, por isso as empresas precisam ter profissionais capacitados. Participar desses cursos é para muitos jovens o primeiro passo para uma carreira promissora e todos devem dar continuidade aos estudos para, no futuro, serem parceiros na construção do setor de tecnologia de Florianópolis, seja como funcionários de empresas ou como empreendedores”, disse Marafon.

Novas turmas
Durante a cerimônia, também foram entregues os certificados Microsoft para os funcionários da Prefeitura de Florianópolis que concluíram o curso de informática básica Saber Digital. O curso para servidores municipais está com inscrições abertas para uma nova turma até o dia 31 de maio. Já os estudantes que concluíram o Aluno Monitor na primeira turma, podem se inscrever para o Desafio Digital. Em breve, também serão abertas as inscrições para uma nova turma do Aluno Monitor.

Parcerias
A realização dos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho (FMSS) e Instituto Voluntários em Ação (IVA).

spot_img
spot_img