23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ano Internacional da Astronomia: ciclo de palestras aborda o tema ´Astrobiologia: água e vida no sistema solar e além`

spot_img

Ano Internacional da Astronomia: ciclo de palestras aborda o tema ´Astrobiologia: água e vida no sistema solar e além`

spot_imgspot_img

Estamos a sós no universo? A pergunta milenar, que continua instigando também a ciência, será tema da primeira palestra do ciclo ´Grandes temas da Astronomia moderna`. Direcionada a leigos, a série faz parte da agenda da UFSC em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Os encontros são abertos ao público e o primeiro será realizado no auditório da Reitoria, no dia 30 de março, a partir das 19h.

Nesta atividade o professor Jorge Quillfeldt (UFRGS) falará sobre ´Astrobiologia: Água e Vida no Sistema Solar e além`, tratando do fascinante tema da busca pela vida extraterrestre. Após o encontro está prevista sessão de observação do céu no Observatório da UFSC.

O convidado é o integrante do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em física e pesquisador na área das neurociências. Paralelamente a sua atividade de pesquisa básica, dedica-se também à divulgação científica. Desde 2003 coordena a primeira disciplina de graduação sobre o assunto numa universidade federal (Bio10-012, “Exobiologia”).

Na palestra introduzirá a disciplina da astrobiologia, também conhecida como exobiologia ou bioastronomia. Abordará o histórico da trajetória dessa novíssima grande área da ciência, indo da radioescuta de possíveis civilizações extraterrestres aos principais feitos da astronáutica e descoberta e estudo dos planetas extrasolares. O palestrante também vai mostrar os principais achados na busca recente por indícios de vida microscópica em corpos do sistema solar, uma das tônicas atuais dessa área.

“O Jorge é biofísico, um excelente palestrante, extremamente entusiasmado. Sua área de pesquisa está ligada às neurociências, mas esteve também sempre ligado à física e à astronomia, desde os tempos em que era astrônomo amador. Com seu gosto por biologia e astronomia, interessou-se desde o começo de sua formação pela exobiologia, assunto sobre o qual vai falar”, apresenta o professor Antônio Kanaan, do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física. O Grupo de Astrofísica é uma das equipes da UFSC parceira no projeto de comemoração do Ano Internacional da Astronomia no Brasil.

Palestrantes

A programação do ciclo ´Grandes temas da Astronomia moderna` trará para Florianópolis diversos estudiosos da astronomia, que farão conferências abertas ao público. Entre eles estão os astrônomos Kepler Oliveira (UFRGS), Augusto Damineli (USP), João Steiner (USP), Renan Medeiros (UFRN), Carlos Wuensche (INPE), Laerte Sodré (IAG-USP) e Enrique Jimenez (Instituto de Astrofísica de Andalucía). As próximas datas serão divulgadas em breve.

Mais informações: kanaan@astro.ufsc.br / fone 3721-8238 (10 às 12h)

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img