27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Artista plástica realiza performance e lança sua nova obra na Capital

spot_img

Artista plástica realiza performance e lança sua nova obra na Capital

spot_imgspot_img

Espetáculo faz parte da programação do terceiro livro da autora

A artista plástica e poeta Ryana Gabech de Oliveira lançará na Livrarias Catarinense no próximo dia 08 de abril seu terceiro livro de poesias intitulado Trêmulo, uma obra que aborda os sentidos, o tremor por prazer, dor, medo e quietude. Na noite de autógrafos a autora realizará uma performance interpretando os poemas de seu livro.

A interpretação de Ryana parte da oralidade dos poemas e explora a sonoridade de cada fonema em contraponto ao corpo suporte que se desdobra no momento presente. A poeta utiliza elementos do cotidiano, objetos in-significantes que passam a compor uma peça unidos à plasticidade e versatilidade na apresentação dos poemas. A exploração da experiência verbal, visual e corporal evidencia as diversas formas de “libertar” a poesia do suporte silencioso do papel e aproximá-la do público.

Se contato com a música desde sua infância estimularam sua vontade de ir além, por isso nessa obra inova, apresentando para os leitores, junto com sua publicação, um cd no qual seus poemas foram musicalizados e interpretados, ganharam vida além das páginas de Trêmulo.

“Algumas palavras de alguns poemas são inventadas também, de modo que o som e o sentido do poema sejam integrados com o significado criado pelo leitor. O mais interessante é poder ouvir todo o CD, para acompanhar a transformação de cada poema para música e/ou poesia sonora”.

Os arranjos experimentais que compõe a cena foram criados pelo músico instrumentista Guinha Ramires e passeiam eventualmente na apresentação para aproximar o som da palavra ao sentido da melodia, do som do instrumento. “A versatilidade sonora da performance vai desde a declamação, até ritmo , a música e o universo íntimo que cada poema remete. Entre o texto, objetos sonoros, e a música, a performance Trêmulo explora a espontaneidade da relação palco-platéia, alternando atmosferas intimistas e instantes ritualísticos”, completa.

Junto a seu trapo e frigideira a poeta traz ao público em linguagem atual e divertida, sonoramente construída em temas focados na essência da mulher e as relações que criamos e vivemos em nosso cotidiano.

Com duração aproximada de 40 minutos, Trêmulo evidencia a presença da poeta que atua ora como um suporte de sonoridades (corpo-som), ora como uma voz dramática que pontua o significado dos versos.

Sobre a autora

Ryana Gabech de Oliveira é paulista, natural de Campinas, mas reside em Florianópolis. Acadêmica de Artes Plásticas, dedica-se a arte da escrita e também no campo das artes.

Desde os oito anos demonstra interesse tive interesse pelas artes. Com essa idade começou a estudar pintura, aos 12 teatro e com 13 arriscou seus primeiros poemas. Já com 15 anos publicou seu primeiro livro intitulado Mar e Avelãs, sempre com apoio da família.

“Graças ao apoio de minha família pude estudar as artes, tive um desenvolvimento criativo precoce e abundante. Criar para mim, é o meu trabalho”, declara a autora.

Sobre o evento

Em Trêmulo, seu terceiro livro, os poemas ganharam ambientação sonora, interpretação musical e declamação por atores, resultando num CD dirigido pelo músico Guinha Ramires e encartado na contra-capa da obra.

O lançamento de Trêmulo (Ed. Papa-Terra, 168 págs.; R$ 25,00) será lançado no próximo dia 08 de abril a partir das 19h30 na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img