20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Ministério da Cultura aponta biblioteca pública de Florianópolis entre as 10 mais acessíveis do Brasil

spot_img

Ministério da Cultura aponta biblioteca pública de Florianópolis entre as 10 mais acessíveis do Brasil

spot_imgspot_img

A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, na região continental de Florianópolis, está entre as 10 bibliotecas públicas mais acessíveis do Brasil.A lista foi divulgada pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura que por meio do projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas". As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

Foram selecionadas as dez mais acessíveis do país seguindo critérios como: ter ampla área de serviços destinados a pessoas com necessidades especiais, ter estrutura física de acessibilidade como rampas e banheiros adaptados e estar em uma área de fácil acesso.

Como cumpriu todos os requisitos, a Barreiros Filho passa a ser a biblioteca mais acessível de Santa Catarina e divide com a Biblioteca Pública do Estado do Paraná o posto de mais acessível do Sul do país.

Com a classificação, a biblioteca receberá do projeto material didático completo para atender aos usuários com necessidades especiais como mais de 300 livros de literatura em formato acessível, jogos e brinquedos especiais, acesso à tecnologia assistida com um kit de equipamentos, softwares e assessórios para melhor atender a pesquisa e leitura de pessoas com necessidades especiais como computadores de mesa, impressora braile e scanner com sintetizador de voz.

Além dos equipamentos, todos os funcionários da biblioteca irão receber completa capacitação com cursos e oficinas para instruir as equipes no uso dos equipamentos, tecnologias, espaços e atendimentos aos usuários com necessidades especiais.

Confira a lista das dez bibliotecas públicas brasileiras que foram selecionadas para se tornar referencia em acessibilidade no Brasil:

– Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa (MG)
– Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (ES)
– Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim (MS)
– Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (MT)
– Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (SC)
– Biblioteca Pública do Estado do Paraná (PR)
– Biblioteca Pública Estadual do Amazonas (AM)
– Biblioteca Pública Estadual do Acre (AC)
– Biblioteca Pública Benedito Leite (MA)
– Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BA)

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto "Acessibilidade em Bibliotecas Públicas" é uma iniciativa do governo federal que visa ampliar e qualificar a acessibilidade das bibliotecas, promovendo melhor estrutura, conteúdos e espaços acessíveis. Com a classificação estas dez bibliotecas passam a ser referência em acessibilidade na área motivando outras cidades e estados.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img