16.9 C
fpolis
sábado, julho 2, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Bloco do GAPA faz prevenção na abertura do carnaval de Florianópolis

Bloco do GAPA faz prevenção na abertura do carnaval de Florianópolis

spot_imgspot_img

Com seu bloco, intitulado “Bloco da Prevenção”, o Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS, em Florianópolis(GAPA – SC) estará presente na abertura do carnaval de rua da Capital, no próximo dia 19 de fevereiro, realizando prevenção contra o vírus HIV/AIDS .

Da concentração do bloco S.O.S , à partir das 15 horas, na sede administrativa da Associação dos Funcionários Estaduais da Saúde de Santa Catarina(AFESSC), à Rua General Vieira da Rosa, 22, Centro, ao tradicional cortejo “Enterro da Tristeza” pelas principais ruas e avenidas do Centro da Capital, às 19 horas, o “Bloco da Prevenção”, formado por usuários, funcionários e voluntários da ONG, estará distribuindo material informativo e preservativos aos foliões. AFESSC Com o tema “Bloco da Mulher Madura”, a campanha nacional de carnaval deste ano segue com a temática do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS do ano passado, 1o de dezembro de 2008, voltado para a população geral, sobretudo, para pessoas com mais de 50 anos.

A diferença é que na campanha do dia 1o de dezembro passado, o foco principal eram homens acima de 50 anos, já no carnaval, as atenções estão focadas principalmente nas mulheres nessa mesma faixa etária. A campanha é uma resposta à maior tendência de crescimento da epidemia entre mulheres. Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde revelam que o número de casos de AIDS entre mulheres nessa faixa etária praticamente dobrou nos últimos dez anos (de 7,3 em 96 para 14,5 em 2006). AFESSC Em Santa Catarina, a campanha de carnaval vem com o tema “Protegidos da Folia – Entre para nosso bloco – Use camisinha”. Segundo dados da DIVE (Diretoria de Vigilância Endemiológica do Estado de Santa Catarina), de 1984 a 31/01/2009 já foram notificados 21.727 casos de AIDS, no Estado.

spot_img