17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Boneco Frankolino conta causos no TICEN

spot_img

Boneco Frankolino conta causos no TICEN

spot_imgspot_img

Atividade promovida pela Fundação Franklin Cascaes integra a Semana do Livro Infantil organizada pela Secretaria Municipal de Educação

O espetáculo Causos do Frankolino, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, é uma das atrações da agenda cultural da Semana do Livro Infantil, organizada pela Secretaria Municipal de Educação. A programação prevê apresentações no Terminal de Integração do Centro (TICEN), às 15h, e na Praça 15 de Novembro, no sábado (16/04), às 10h. A atividade é promovida em parceria com a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Mesclando teatro de animação, contação de história e música, o espetáculo entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana. Com elementos animados, a narrativa permite o contato com diversas linguagens artísticas, num trabalho teatral que visa dialogar com a plateia. A apresentação é conduzida pelo boneco manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl, funcionária da Fundação Franklin Cascaes, que conta com apoio da atriz e musicista Carina Scheibe, do grupo de teatro Jabuti de Florianópolis.

Bruxas e lobisomens

Criado em 2008, nas comemorações do centenário de Franklin Cascaes, o espetáculo interage com o público infantil reproduzindo temas pesquisados pelo folclorista catarinense em suas andanças pelo interior da Ilha. Abordando de forma lúdica um mundo mágico repleto de lendas de lobisomens e bruxas, Frankolino conta histórias, ou “causos” na linguagem popular, envolvendo situações fictícias com os personagens Chico Olivério, Doquinha e Tibúrcio.

Todo articulado para mexer braços, pernas, cabeça e boca, o boneco é feito de arame, isopor e canos de PVC, revestidos com espuma e recobertos com papel machê, resultado do trabalho de Paulo Nazareno. Cabelos, sobrancelhas e bigode foram criados por Carlos Eduardo, enquanto o figurino leva a assinatura de Luciana Sirqueira e a manutenção é feita por César Rossi.

Além de homenagear o artista e pesquisador com o nome pelo qual ele era carinhosamente chamado por pescadores e nativos da Ilha de Santa Catarina, Frankolino também reproduz a própria imagem de Cascaes. A pintura e os traços da fisionomia para dar ao contador de histórias a semelhança com o professor e historiador catarinense são obra do artista plástico Maurilo Roberge, funcionário da Fundação Franklin Cascaes.

Serviço:

O Quê: Espetáculo Causos do Frankolino

Quando: quina-feira (14/04) e segunda-feira (18/04) – 15h

Onde: Terminal de Integração do Centro (TICEN)

Quando: sábado (16/04) – 10h

Onde: Praça 15 de Novembro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img