17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

BRDE abre seleção para Calendário de Exposições 2010

spot_img

BRDE abre seleção para Calendário de Exposições 2010

spot_imgspot_img

Estão abertas as inscrições para os artistas interessados em expor suas obras no Espaço Cultural Governador Celso Ramos, em Florianópolis. Localizado no prédio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, desde 2002, o espaço já recebeu 89 exposições e mais de 22 mil visitas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição anexada ao edital e com ela, enviar o projeto com as informações solicitadas. O edital pode ser encontrado na página da instituição na internet, no endereço www.brde.com.br.

Serão aceitos projetos para exposições coletivas ou individuais, de preferência da Região Sul, e que estejam no campo das artes plásticas – pintura, desenho, gravura, fotografia, obras tridimensionais, instalações e outras técnicas – ou outra manifestação cultural, como oficinas, lançamentos de livros e performances musicais. As propostas serão analisadas por uma Comissão Cultural, que avaliará os projetos entregues ou postados até o dia 13 de novembro.

Há sete anos, o Espaço Cultural tem apoiado todos os tipos de expressão cultural. Já recebeu de pintores a escultores, fotógrafos, cantores, autores e artesãos, iniciantes ou veteranos. Vera Dias foi uma delas. Sua primeira exposição individual, Harmonias Sobrepostas, foi realizada em março, e foram expostos 30 quadros. “Para uma primeira exposição, não poderia ser melhor. Fui muito bem recebida por todos os funcionários e a mostra me rendeu muitos trabalhos”, comenta. Suas obras são compostas por uma técnica de aplicação de papeis e outros materiais que conferem volume às paisagens, conhecida por arte francesa.

Em julho, Cipriano da Silva participou de uma exposição coletiva com mais sete artistas, a Releituras de Hassis. Em 24 telas, cada uma pintada de acordo com a técnica que o artista domina, foi possível conhecer um pouco mais de Hiedy de Assis Corrêa, importante pintor catarinense falecido em 2001. “Saímos todos satisfeitos. O espaço do BRDE é um dos melhores da cidade, desde a questão do espaço físico quanto ao tratamento dado ao artista”, diz Cipriano.

Além das mostras que valorizam a cultura local, em 2009 o Espaço também recebeu uma exposição integrante das atividades do Ano da França no Brasil. Foram duas mostras de fotojornalismo francês, organizada em conjunto com a Aliança Francesa. “A parceria com o BRDE foi ótima. O espaço tem boas condições e é preparado para receber uma exposição que não teríamos como locar na Aliança”, explica a coordenadora cultural da Aliança, Marta César.

A partir do material selecionado, será montado o Calendário de Exposições de 2010, com 10 exposições, que serão realizadas de fevereiro a novembro, cada uma com três semanas de duração. Toda a divulgação das exposições, incluindo serviços de assessoria de imprensa e a confecção de convites, é oferecida pelo BRDE. Para os projetos que não se enquadram na definição de artes plásticas, será necessário consultar a administração do Espaço para verificar a disponibilidade de datas.

Serviço
Seleção de projetos para o Calendário 2010 do Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE
Prazo: até 13 de novembro de 2010
Informações: www.brde.com.br ou (48) 3221-8100

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img