15.6 C
fpolis
quinta-feira, setembro 16, 2021
cinesytem

Caminhada Pare a Dor ocorre neste sábado em Florianópolis

spot_img

Caminhada Pare a Dor ocorre neste sábado em Florianópolis

Neste sábado, 26, ocorre mais uma edição da Caminhada Pare a Dor em Florianópolis. A ação é idealizada pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) e passa por várias capitais e cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Natal, Porto Alegre, etc. A caminhada vai ter início na Praça do Sesquicentenário, a partir das 8h. Para participar é só comparecer ao local, preencher uma ficha e retirar a camiseta da campanha para usar durante o percurso. Uma equipe de profissionais de saúde – fisioterapeutas, enfermeiros, professores de educação física – acompanha todo o trajeto e orienta os caminhadores. Ao final, acontece uma série com alongamentos.

O objetivo principal da campanha é melhorar a qualidade de vida de quem sofre com dores crônicas e orientar os tratamentos mais corretos. A dor crônica é um problema que atinge 30% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), e mais de 60 milhões de pessoas no Brasil, conforme a Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED). O tratamento pode ser simples, dependendo do problema que a pessoa tem, mas muitas agravam os sintomas cometendo erros que podem ser evitados facilmente, como automedicação, por exemplo.

Especialistas alertam que a dor aguda é um sintoma de algo que acontece no corpo, já a dor crônica, aquela que dura mais que três meses, é a própria doença do indivíduo e prejudica a qualidade de vida. A Caminhada Pare a Dor, que conta com o apoio da Zodiac Farmacêutica, serve para conscientizar a população da importância do diagnóstico e auxílio profissional precoce. As caminhadas ajudam, pois o exercício físico tem o potencial de liberar analgésicos que nosso organismo produz, mas a atividade tem que ser regular para surtir o resultado esperado.

 

spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img