18.1 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Campanha pede respeito aos assentos preferenciais nos ônibus de Florianópolis

spot_img

Campanha pede respeito aos assentos preferenciais nos ônibus de Florianópolis

spot_imgspot_img

Todos os ônibus do sistema contam com assentos preferenciais destinados aos idosos, gestantes, deficientes, mães com criança de colo e obesos. Entretanto, por muitas vezes esses assentos não são respeitados e obrigatoriamente essas pessoas passam a viagem inteira em pé. 

 Por esse motivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana lançou uma campanha de conscientização sobre a importância desses assentos preferenciais, solicitando aos passageiros que cedam seus espaços nos bancos para pessoas nas condições expressas em lei. A campanha, que já vem sendo veiculada nos televisores dos terminais urbanos, também contará com busdoors, que circularão em toda a cidade de Florianópolis a partir da próxima semana.

Durante cerca de três meses, a campanha irá circular pelos terminais, busdoors e redes sociais

 De acordo com o art. 3º da lei federal nº 10.048, “as empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo reservarão assentos, devidamente identificados, aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas portadoras de deficiência e pessoas acompanhadas por crianças de colo”.

 A capital tem quase 64% da frota adaptada com elevadores. A norma da ABNT 14022 estipula prazo para que até 2024 todos os veículos possuam esse equipamento, mas isso deve ocorrer antes. “Com o sistema de renovação da frota, conseguiremos isso em cinco anos. Além disso, 100% dos ônibus estão com acessibilidade nos demais itens, como assentos e balaústres”, garantiu o secretário de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img