21.5 C
fpolis
domingo, maio 5, 2024
Cinesystem

Campanha nacional de prevenção à AIDS é lançada em Florianópolis

spot_img

Campanha nacional de prevenção à AIDS é lançada em Florianópolis

spot_imgspot_img

Secretaria da Saúde da capital ira distribuir 400 mil camisinhas durante o carnaval

foto/divulgação:

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quinta-feira em Florianópolis a campanha nacional de prevenção à AIDS no carnaval. Segundo ele, a escolha da capital catarinense se deve tanto ao fato da cidade ter apresentado excelentes resultados no combate à doença quanto a ter um dos melhores carnavais do país. Ele visitou o Centro de Saúde de Santo Antônio de Lisboa, acompanhado da Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, do prefeito Dário Berger, da deputada federal Luci Choinacki, do presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, deputado Volnei Morastoni, e do secretário de Saúde da capital, João Candido da Silva.

O foco da campanha do Ministério da Saúde são os jovens gays na faixa etária dos 15 aos 24 anos. De acordo com o Ministro os dados apontam para um aumento significativo de casos neste público. Ainda segundo ele, uma recente pesquisa nacional apontou que mais de 40 por cento dos entrevistados, independente da orientação sexual, desta mesma idade não usam preservativo em suas relações sexuais. “A AIDS ainda não tem cura, o que se pode fazer para evitar o contágio é prevenir, e a única maneira é usando camisinha sempre”, alertou o Ministro da Saúde.

Durante a visita ao Centro de Saúde de Santo Antônio de Lisboa, Padilha pode conhecer de perto como funcionam a Agenda e o Prontuário Eletrônico. Atualmente todas as unidades de saúde da capital contam com estes sistemas, que permite maior agilidade e confiabilidade tanto na marcação de consultas quanto no acompanhamento do histórico do paciente.

Ainda naquela unidade o Ministro assistiu a uma apresentação do diretor de Atenção Primária da Secretaria da Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho. Durante a explanação foram apresentados diversos dados que comprovam que nos últimos seis anos houve uma considerável melhora nos indicadores que avaliam a qualidade do serviço ofertado à população nesta área. “Eu já conhecia uma pouco do trabalho que vocês vinham fazendo aqui na gestão do Dr.Candido. Hoje estou vendo que a realidade é ainda melhor”, elogiou o Ministro.

Bloco SOS

Ainda dentro do lançamento da campanha nacional, o Ministro Alexandre Padilha foi até a concentração do Bloco SOS, que realizou nesta quinta-feira o tradicional Enterro da Tristeza reunindo dezenas de milhares de foliões. Durante a visita ele recebeu das mãos do presidente da agremiação, João Roberto Jaques, um troféu em homenagem ao trabalho realizado a frente do Ministério da Saúde.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img